Nos últimos anos, as atividades relacionadas à Avaliação Institucional têm demandado cada vez mais dos profissionais que atuam nas Instituições de Ensino Superior. Com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia não é diferente. Dominar as informações sobre conceitos, indicadores e suas composições; preparação de documentos para a visita do MEC; manutenção dos dados no sistema e-MEC; legislação relacionada à avaliação; dentre outros temas, é muito importante para que os servidores possam ter segurança nas atividades do dia-a-dia e também nos projetos e processos relacionados à Avaliação Institucional. Para tratar especificamente da Avaliação nos Institutos Federais, a Carta Consulta, em parceria com a EDITAU, está realizando o II Encontro de Avaliação Institucional e de Cursos para os Institutos Federais, voltado para servidores e demais colaboradores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O Encontro é uma oportunidade para o aperfeiçoamento dos servidores sobre o tema, contribuindo para o melhor desenvolvimento dos Institutos em todo o país.
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OBJETIVO
Este curso pretende atingir os seguintes objetivos:
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Propiciar ao participante o conhecimento da evolução dos Fundamentos Teóricos sobre o tema da avaliação fazendo com este consiga relacioná-los com a avaliação da educação superior no Brasil e com a gestão profissional da Instituição de Ensino;
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Fazer com que o participante conheça o processo de avaliação, desde a auto-avaliação (coordenada pela CPA) até a avaliação externa realizada pelas comissões de avaliação;
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Discutir o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior no Brasil, os indicadores de qualidade e os conceitos de avaliação definidos pelo Ministério da Educação possibilitando ao participante o entendimento dos procedimentos atuais e suas implicações;
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Propiciar ao participante o conhecimento dos instrumentos de avaliação que podem ser utilizados na auto avaliação institucional e dos instrumentos existentes para a avaliação externa feita pelas comissões de avaliação in loco do INEP.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
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Os conceitos de avaliação;
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A relação da avaliação na educação superior com a gestão das Instituições de Ensino;
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Legislação atual relacionada aos processos de avaliação;
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As diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES;
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A Comissão Própria de Avaliação – CPA e suas funções;
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Avaliação de Instituições de Ensino Superior;
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Avaliação de Cursos;
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Avaliação de Alunos – ENADE;
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O Sistema e-MEC: protocolos e preenchimentos;
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Os atuais Instrumentos de Avaliação de instituições e de cursos;
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A construção de instrumentos de avaliação para a auto-avaliação nas Instituições de Ensino (questionários, grupo focal...);
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Os Indicadores de Qualidade e sua composição (Índice Geral de Cursos – IGC; Conceito Preliminar de Cursos - CPC e ENADE);
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Os Conceitos de Avaliação (Conceito de Instituição – CI e Conceito de Curso - CC);
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As Comissões de Avaliação in loco: direitos e deveres;
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Preparação da documentação para recebimento de comissões de avaliação: o que deve estar pronto para a visita das comissões de avaliação.
PÚBLICO-ALVO
O curso tem como público alvo servidores e demais colaboradores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Chefes de Gabinete, Pró-Reitores, Membros de CPA, Coordenadores de Curso, Consultores e outros profissionais envolvidos com a avaliação institucional nos Institutos Federais.
DATA
Dias 05 e 06 de setembro de 2013.
modalidade e carga horária
Curso de capacitação presencial, com carga horária de 15 horas.
PROFESSOR AUTOR
Roberta Muriel – Diretora da Carta Consulta; Doutoranda em Avaliação Institucional; Mestra em Gestão do Conhecimento; Consultora de várias instituições universitárias nas áreas de avaliação, processos e projetos; autora dos livros “Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: Análise do Processo de Implantação” e “Avaliação Institucional – Marco Regulatório: Portarias Normativas 40/2007 e 23/2010” e de diversos artigos na área de gestão e avaliação. Docente em cursos de pós-graduação e em diversos programas de aperfeiçoamento e capacitação.
PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO
PROMOÇÃO: EDITAU - Edições Técnicas de Administração Universitária REALIZAÇÃO: Carta Consulta LOCAL DO ENCONTRO: Hotel Royal Savassi - Rua Alagoas, 699, Savassi - Belo Horizonte/MG - (31) 2138-0000
VALOR E FORMAS DE PAGAMENTO
O investimento no curso, incluindo o material, é de R$ 2.842,00 (dois mil, oitocentos e quarenta e dois reais) por participante.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
As inscrições serão efetivadas mediante o preenchimento do formulário online e pagamento do boleto bancário emitido logo após a inscrição.
Não estão incluídas no investimento as despesas com transporte, estada, alimentação, etc. que ficam por conta do participante.
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