Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 3006 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 175 Falta de motivação está em alta nas organizações. Quais serão os motivos?
Falta de motivação está em alta nas organizações. Quais serão os motivos? PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 10
PiorMelhor 
Escrito por Cássia Maria Batista Santos   
Qua, 08 de Outubro de 2008 21:00
A falta de motivação no trabalho vem aumentando a cada dia em várias organizações.

São vários os motivos que levam funcionários a se sentir desmotivados, cansados, excluídos, incapazes.
Hoje, temos um perfil profissional centralizador e controlador por parte de líderes de equipe. Pessoas são discriminadas, excluídas, tidas como incapazes, insuficientes e simplesmente trocadas nas organizações por motivos fúteis e inexplicados.

Muitos gestores preferem vestir seus olhos com antolhos a ver a capacidade intelectual de muitos funcionários, preferem centralizar sua visão em apenas um ou dois que estão na mira a ter que compartilhar e interagir com um grupo maior de pessoas. Isso se chama comodismo!

Em decorrências dessas atitudes, cada vez mais o perfil profissional do trabalhador tem se tornado apático, desanimado, desmotivado. Muitos profissionais altamente capacitados e dispostos estão se dirigindo aos seus locais de trabalho empurrados por uma força descomunal, única e simplesmente para cumprir um ritual de horários e funções.

Não há garra, não há ânimo, não há força e nem vontade! Estar em uma organização onde não se tem o mínimo de estímulo e incentivo torna-se a cada dia mais torturante e desmotivador.

É necessário que as organizações revejam esta postura desinteressante! É preciso criar subsídios para o desenvolvimento do funcionário dentro da instituição. Muito pode ser feito, é simples, basta que a organização passe a adotar a postura de feedback com seus funcionários. Ouvir é preciso! Observar, mais ainda!

Quando uma organização começa a perceber estagnação ou fraqueza por parte dos funcionários é preciso rapidamente investigar as causas dessa queda de ânimo e produção. Muitas vezes basta uma simples mudança de postura organizacional, um simples ouvir, um simples bom dia, ou obrigado, para que as coisas comecem a tomar rumos distintos.


Infelizmente, hoje, as organizações buscam somente resultados e resultados. O capital humano está dando lugar ao capital financeiro. E a vaidade, a ganância, e a obstinação pelo sucesso tem tornado muitos líderes e "liderados" cruéis e destruidores de carreiras e vidas.

Cássia Maria Batista Santos
Pedagoga
Especialista em Gestão de Pessoas.
 

Autor deste artigo: Cássia Maria Batista Santos - participante desde Qui, 02 de Outubro de 2008.

Veja outros artigos deste autor:

Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker