Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 3003 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 173 Ferramenta para controlar Indicadores do SINAES
Ferramenta para controlar Indicadores do SINAES PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 6
PiorMelhor 
Escrito por Olívia Orlandine   
Qua, 17 de Setembro de 2008 21:00
Ferramenta para controlar Indicadores do SINAES chega às universidades
Aplicação para o gerenciamento de indicadores de desempenho
específicos do SINAES já está disponível no mercado brasileiro.

União Brasileira de Educação e Cultura será a primeira a usar o
QPR SINAES na implementação de gestão de desempenho de suas três instituições.

Há quatro anos foi instituído pelo Ministério da Educação o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), visando elaborar um método de avaliação do ensino no Brasil. O programa, formado por três componentes (avaliação dos cursos, de instituições e de desempenho dos alunos - ENADE), fez com que as Instituições de Ensino Superior (IES) controlassem de maneira mais rigorosa seu desempenho como um todo. Com a implementação desse sistema, as IES dependem hoje de uma avaliação positiva do SINAES para garantir seu funcionamento e o reconhecimento de seus cursos pelo MEC.

A pedido da União Brasiliense de Educação e Cultura (UBEC), responsável pelo gerenciamento de três instituições, a Universidade Católica de Brasília (UCB), a Faculdade Católica do Tocantins (FCT), e o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), que tem como grande necessidade acompanhar os índices de desempenho do MEC, a Way/Amadeus, empresa especializada em projetos de gestão estratégica, customizou o QPR Scorecard - ferramenta desenvolvida pela finlandesa QPR e usada na gestão de processos e no controle de indicadores de desempenho corporativo - para monitorar e gerir os indicadores do SINAES. O produto foi batizado de QPR SINAES.

"Atualmente, nosso acompanhamento dos indicadores de desempenho é tardio. Recebemos as visitas dos avaliadores do MEC e, muitas vezes, quando recebemos os relatórios de desempenho, notamos fragilidades em alguns setores", disse Marcos Borges, gerente de TI da UBEC.

"Ao procurarmos uma solução que nos auxiliasse no planejamento estratégico de nossas instituições de ensino e, ao mesmo tempo, pudesse nos ajudar no monitoramento de indicadores de desempenho determinados pelo MEC, chegamos aos aplicativos de Balanced Scorecard e a dois fornecedores desses softwares, porém era necessário que fossem customizados especificamente para o controle de indicadores do SINAES. A Way/Amadeus prontificou-se a dar uma nova aplicação à ferramenta QPR Scorecard e adaptá-la a essa necessidade, que não é só nossa e sim de todas as Instituições de Ensino no Brasil", explicou.

De acordo com Marcos Borges, outra vantagem do aplicativo é aproveitar melhor o capital humano das instituições, promovendo um ambiente de discussão interna, troca de informações entre diversos setores, inserindo as IES na era da gestão do conhecimento. "Poderemos assim manter uma memória do nosso planejamento estratégico, registrando ações e melhorias já feitas, e dando suporte à tomada de decisões da diretoria com o uso de dados confiáveis", comentou.

De acordo com Fernando Bandeira, diretor da Way/Amadeus, quando a implantação do QPR SINAES estiver totalmente finalizada e a solução em uso, a UBEC poderá trabalhar de maneira pró-ativa com os resultados dos índices, antecipando a resolução de problemas e melhorando conceitos que estejam em defasagem, antes da visita dos avaliadores do MEC. "Não só a UBEC, mas qualquer instituição brasileira de ensino poderá aprimorar seus processos internos e obter informações mais consistentes com o uso dessa aplicação especialmente projetada para suas necessidades", complementou.



Sobre o produto

O QPR SINAES fornece um painel de desempenho global da instituição de ensino, visões independentes dos resultados da avaliação interna e externa, mapa do desempenho de todos os cursos da instituição, além de painéis comparativos que podem ser programados por metas determinadas pelos gestores ou pela comparação entre os indicadores votados pelos membros da IES e pelos avaliadores do governo.

O modelo possui dez dimensões, sendo que cada uma conta com um grupo de indicadores divididos em: missão e plano de desenvolvimento institucional, sustentabilidade financeira, políticas de pesquisa e ensino, responsabilidade social, relações com a comunidade, políticas de recursos humanos, organização e gestão da instituição, planejamento e avaliação, infra-estrutura física e políticas de atendimento aos estudantes.

Através de um portal, os gestores podem configurar alertas enviados por e-mails de aviso sempre que os indicadores estiverem desatualizados, seus valores alterados ou mudarem de faixa de valor, informando a administração sobre sucessos obtidos ou sobre áreas que necessitam de mais atenção. A ferramenta prevê ainda a colaboração e a criação de planos de ação em conjunto pelo corpo docente, colocando as IES no mundo da Gestão do Conhecimento via aplicativo ou portal na Internet.

Sobre a Way/Amadeus
A Way/Amadeus Gestão do Conhecimento atua nos mercados nacional e internacional há mais de quinze anos. Formada a partir de uma joint-venture entre a Way Consultoria e a americana Visum Solutions, é especializada em projetos de gestão estratégica, usando para isso metodologias, técnicas e soluções tecnológicas orientados à eficácia empresarial. A Way/Amadeus tem como foco de seus projetos a gestão de/por processos, gestão de indicadores de desempenho / balanced scorecard, e gestão de riscos/controles internos - atendendo totalmente os requisitos da legislação Sarbannes-Oxley, conhecida também como SOX.
Os projetos desenvolvidos pela Way/Amadeus englobam serviços de consultoria e treinamento, que incluem desde o posicionamento estratégico dos seus clientes, passando pela elaboração dos projetos e pelo controle do andamento de sua execução, até a obtenção dos resultados. No segmento de produtos de software, é representante exclusivo no Brasil dos produtos QPR.
As áreas de Inteligência Competitiva, Gerenciamento de Projetos, Governança Corporativa, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Gestão de Tecnologia da Informação também são atendidas pela empresa. A Way/Amadeus é totalmente qualificada para atender companhias dos mais diversos portes e segmentos. Possui escritórios em São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Mineápolis (EUA), estando estrategicamente localizada para oferecer um suporte completo a seus clientes. Para obter mais informações, acesse www.wayamadeus.com.br.

CSK Comunicação - www.cskcom.com.br
Cléa Stolear - Diretora Geral
Olívia Orlandine - olí Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
(11) 3667-6907



 

Autor deste artigo: Olívia Orlandine - participante desde Qui, 10 de Julho de 2008.

Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker