Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2674 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 142 O Elo
O Elo PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 
Escrito por José Augusto de Almeida Sant'Ana   
Qui, 11 de Outubro de 2007 21:00
O Elo
Por: José Augusto de Almeida Sant'Ana

Segundo a Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Prazer), prazer é sentir uma sensação de bem estar ao realizar alguma atividade ou de ver alguém que não obteve sucesso na realização de uma tarefa, sendo que isto é classificado como hedonismo. O prazer é uma necessidade do homem. Os homens desde o início de seu entendimento sentiram a necessidade de ter no meio onde estão, condições confortáveis para viver (viver com prazer).

A necessidade está atrelada ao prazer? - vejamos: crianças em idade logo após o início da fala, são essencialmente interrogativas. Há uma necessidade em cada criança, necessidades distintas que estão associadas às diferenças individuais. Mas uma coisa é certa, quando respondemos às todas as perguntas feitas por elas vemos nelas um ar de felicidade (de prazer).

Já ouvi falar que "quem vive alegre, vive mais". Sabemos que a alegria é a expressão viva e evidente da existência do prazer. A evidente sensação que o prazer está próximo nos leva gerar energia intrínseca suficiente para que, de forma persistente, busquemos a eficácia na realização do prazer.

Quando a criança pergunta, ela espera a resposta que de forma natural lhe trará prazer. Por que, então algumas crianças, jovens e adultos param de perguntar? Ou será que as respostas deixam de existir? - fato é que existe uma quebra nesse Elo, não permitindo a continuidade da eficiência em busca da eficácia (prazer). O aprender está associado ao ensino, de forma biunívoca, caracterizando o processo ensino-aprendizagem. Não há como desvinculá-los. O Elo permite a continuação do processo. A pergunta agora é: como manter o Elo? - as partes envolvidas são seres humanos e, portanto sujeitos às componentes emocionais. As componentes emocionais tais como: procurar ser agradável, sensíveis, compreensíveis, ter controle no temperamento, empatia, são alguns itens responsáveis para manutenção do Elo. Deve haver um comprometimento de ambas as partes, e o controle de pelo menos uma das partes, na vigilância e preocupação da manutenção do Elo. Somente assim, as perguntas terão sempre respostas e a ligação se perpetuará por muito tempo. Pode-se perfeitamente definir este Elo como amizade, carinho, amor, preocupação, doação, cumplicidade. Não importa o nome associado e sim a eficiência deste Elo.

A preocupação do momento relaciona-se ao processo ensino-aprendizagem nas escolas, o Elo associado e como mantê-lo.

Então que tal responder a pergunta: Por que, então algumas crianças, jovens e adultos param de perguntar?



 
Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker