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Escrito por Adelson da Costa Fernando   
Qua, 11 de Julho de 2007 21:00
Leitura, pra quê?

Quando o aluno se depara na Universidade com a leitura de certos textos, logo se descobre as dificuldades de entendimento e um estranhamento com a linguagem contida neles. O processo mental acrítico favorece esse estranhamento. Ler significa aquela qualidade que faz a diferença entre o que percebe o mundo e o apreende como forma de domínio de campo e o que deixa o conhecimento passar sem sentido, sem se dá conta de sua relevância e vigor.

A leitura é importante na medida em que liberta o leitor da clausura da ignorância, a ignorância do desconhecimento, do pensado, do feito sob a luz da curiosidade mais simples, mas que provoca uma grande libertação da alma humana.

Leitura como exercício da cidadania deve considerar sempre o poder de libertação que ela proporciona no sentido de estabelecer uma autonomia para o sujeito-leitor, o enriquecimento de seu vocabulário e o exercício da imaginação humana. Quando há liberdade na imaginação do leitor, ele elabora mentalmente os episódios, engendra o perfil dos personagens, interpreta falas, sintoniza as suas experiências pessoais e vive os sentidos das emoções reveladas no texto.

A leitura autêntica desencadeia uma atividade de reflexão. A atitude reflexiva, crítica, no ato de ler, permite que aprofundemos a nossa compreensão do mundo para que possamos empreender ações conseqüentes sobre ele; o leitor deve assumir um caráter ativo nesse processo, uma vez que todo texto exige que o leitor desvele aquilo que inclusive não está escrito explicitamente, mas está sugerido nas entrelinhas.

Pelo fato da leitura ser considerada vital para o conhecimento da linguagem nossa e do outro, do nosso mundo e do outro e também de outros mundos, os nossos alunos precisam perceber que a leitura modifica o mundo, tornando-o mais rico e mais inteligível, na medida em que prolonga a vida em todas as suas formas, cumprindo o seu papel na conquista pela cidadania.

Saber ler é uma condição indispensável para que o indivíduo participe de forma efetiva da construção e reconstrução da sociedade e de si mesmo, enquanto ser humano na sua totalidade. A leitura deve constituir um estímulo para o desenvolvimento da atividade espiritual e o aluno deve encarar o ato de ler como um esforço de busca e de construção do seu conhecimento. A leitura pode ser considerada como um dos últimos recantos da liberdade intelectual.

Sendo a leitura a compreensão dos outros, ela representa uma espécie de óculos que nos possibilita ver os dados do mundo com mais verdade, mais inteligência, com mais visibilidade, com mais encantamento. Sem nos conhecer minimamente e sem conhecer o outro, não há como participar de maneira completa da vida, da convivência, da construção de uma sociedade.


Adelson Fernando, sociólogo, Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, professor da UFAM e Faculdade Boas Novas ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. )

 

Autor deste artigo: Adelson da Costa Fernando - participante desde Ter, 30 de Janeiro de 2007.

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