Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 1703 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 127 A Química enquanto disciplina no Ensino Médio
A Química enquanto disciplina no Ensino Médio PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 34
PiorMelhor 
Escrito por Douglas Lima Daniel   
Qua, 07 de Fevereiro de 2007 21:00

A questão do processo de "ensino-aprendizagem como objeto da didática" tem passado por alterações, em que se questiona sobre a transmissão do conhecimento não possibilitar avançar para um processo de transformação social. Isso se dá, provavelmente, porque ainda permanece uma forte pedagogia tradicional, cultivada pela didática "exclusivamente instrumentalizadora", que separa a educação da vida do estudante em sociedade.

De acordo com o PCN do Ensino Médio, a sobrevivência do ser humano, individual e grupal, nos dias de hoje, cada vez mais precisa de conhecimentos químicos que permitam a utilização competente e responsável dos mesmos, reconhecendo as implicações sociopolíticas, econômicas e ambientais do uso de cada um deles. Além disso, o conhecimento científico disciplinar é parte tão essencial da cultura contemporânea que sua presença no Ensino Fundamental e no Ensino Médio é muito valiosa.

O Ensino Médio requer, por um lado, o desenvolvimento de conhecimentos práticos, contextualizados, que atendam às necessidades da vida contemporânea e, por outro, o desenvolvimento de conhecimentos mais amplos e abstratos, que correspondam a uma cultura geral e a uma visão de mundo. Com o passar dos séculos, observa-se, cada vez mais, tendências que demonstram preocupação com a formação mais geral do estudante, com a inclusão, nos currículos institucionais, de temas que propiciem a reflexão sobre caráter, ética, solidariedade, responsabilidade e cidadania. Há um entendimento de que é necessário ao estudante o uso responsável de sua autonomia, para melhor aproveitar suas habilidades, sanar deficiências e realizar desejos pessoais. Essas necessidades derivam do fato de que vivemos uma realidade que necessita de criatividade e de conhecimentos que permitam o desenvolvimento de técnicas e de tecnologia. E é nesse mercado de trabalho que nossos jovens estão sendo lançados.

O ensino de Química precisa ser re-significado, relacionando-se às experiências anteriores dos estudantes e às vivências pessoais dos mesmos, permitindo-os a resolução de problemas de algum modo, desafiantes, que os incentive a aprender mais, a estabelecer relações do mundo de vida com os diferentes tipos de conceitos, desencadeando modificações de comportamentos e contribuindo para a utilização do que é aprendido em diferentes situações.

É importante afirmar que, para que o ensino de qualquer disciplina obtenha êxito, antes de tudo é necessário que os conteúdos nelas veiculados sirvam para que os seus alunos desenvolvam, compreendam e interpretem a realidade, questionem, discordem, proponham soluções e sejam leitores reflexivos do mundo que os rodeia. Daí a necessidade de um currículo mais discutido e refletido, que possibilite a socialização do aluno, desenvolvendo sua cidadania. Facilmente, podemos perceber que a Química está presente no dia-a-dia de cada um de nós (para testar a qualidade do ar que respiramos e da água que bebemos, no monitoramento e na recuperação ambiental, nos combustíveis, nos lubrificantes, nos recipientes, nos perfumes, nos sabonetes, nas pesquisas, enfim, nas descobertas científicas constantes). Nós próprios somos pura química.

Assim, enquanto disciplina de Ensino Médio, a Química é muito importante para o aluno, já que o leva a perceber que a ciência é uma das mais úteis ferramentas para interpretar e entender o mundo; o ajuda em sua formação, capacitando-o a entender fatos da vida cotidiana; tornando-o um pesquisador, à medida em que o insere num mundo de investigação de fatos cotidianos, dirigindo-o a um espaço constante de investigação, que o leve a uma contínua reflexão de cada descoberta feita e o quanto cada uma dessas descobertas modificou o mundo em que vivemos.

 

Autor deste artigo: Douglas Lima Daniel - participante desde Ter, 12 de Dezembro de 2006.

Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker