Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2723 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 8 Educar para a tecnologia ou educar com a tecnologia?
Educar para a tecnologia ou educar com a tecnologia? PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 
Escrito por Adriana Luzia Lima   
Qua, 24 de Março de 2004 21:00
Educar para a tecnologia significa que o docente deve preparar seu aluno para enfrentar as adversidades de uma sociedade tecnológica, que exige dele a cada momento, em velocidade astronômica, o conhecimento e as informações para estar inserido no mercado de trabalho.

Esse mercado é exigente, excludente e por isso mesmo cruel; quem não detém um conhecimento suficiente para desenvolver um trabalho competente e produtivo não é absorvido por ele.

Diante de um sistema capitalista, que até alguns pensadores, defendem como pós-capitalista ou pós-industrial, a exemplos de DE MASI e DRUCKER, nessa sociedade não vendemos mão-de-obra, vendemos sim, conhecimento.
As grandes empresas não precisam de um grande número de funcionários. Basta uma equipe de especialistas e equipamentos adequados para que ela funcione. Uma parte delas, até são empresas virtuais.

Isso está gerando um excedente de mão-de-obra, na sua maioria desqualificada, contudo escondendo profissionais capazes, que o mercado de trabalho não absorve, culminando em problemas sociais - o desemprego, a miséria, a depressão, a violência...
Paralelo a isso o docente deve se beneficiar dos recursos da tecnologia e trabalhar em parceria com ela: educar com a tecnologia.
Até porque, por estamos inseridos nessa sociedade tão ágil, os alunos não mais desejam aulas apenas expositivas. Exigem recursos visuais modernos, que levem pra sala de aula um dinamismo que o dia-a-dia nos solicita e nos oferece.

O professor terá que se preparar para utilizar da melhor maneira possível todos esses recursos de que dispõe. Porém, ele não pode ficar preso a isso e esquecer dados importantes, como a criatividade, improvisação, sensibilidade, humildade e domínio de si e do conteúdo.

Essas características são fundamentais para trabalhar em parceria com a tecnologia. Educar com a tecnologia sim, mas com esses princípios e fundamentos.

Sendo assim, não usamos o conhecimento tecnológico como um fim em si mesmo, mas como um meio, uma ferramenta para realizar um trabalho docente de qualidade e coerente com a sociedade em que vivemos.

As instituições não podem se esquecer do grau de importância do processo ensino-aprendizagem, onde os principais sujeitos deste são: professor e aluno. Os recursos da tecnologia são objetos que devidamente trabalhados estarão o auxiliando.

Diante desse panorama o professor tem que, além de se desdobrar com o aluno em sala de aula, lidar com essa tecnologia, porque está sendo uma exigência das modernas instituições que vendem sua imagem em detrimento desses recursos.

Desta forma, temos que nos atualizar para, então, sermos bons profissionais de ensino, da mesma forma que estaremos formando profissionais para diversas áreas do conhecimento: antenados com a tecnologia.

Autores:Adriana Lima e Jane Lima
 

Autor deste artigo: Adriana Luzia Lima - participante desde Qui, 18 de Março de 2004.

The comment was not found.: ArticleID=0

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker