Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 3678 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 113 Novos desafios para Instituições de Ensino Superior
Novos desafios para Instituições de Ensino Superior PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 2
PiorMelhor 
Escrito por Ricardo Joaquim Barbosa   
Qua, 20 de Setembro de 2006 21:00

A partir da década de 90 iniciou-se um aumento crescente na procura por cursos de ensino superior em universidades particulares. Por outro lado, para atender a esta demanda reprimida, surgiram diversas instituições de ensino que, de uma forma geral, conseguiram obter altos índices de expansão e rentabilidade.

Nos dias atuais verifica-se que a oferta se tornou excessiva, levando as instituições a encararem a adequada estruturação da gestão do negócio como um imperativo para manterem-se vivas e competitivas no mercado.

Para sobreviver neste mercado muito concorrido, é necessário ir além das competências acadêmicas, adotando novas práticas de gestão que contribuam para a competitividade, eficiência e lucratividade do negócio. Neste enfoque, é aconselhável que os dirigentes utilizem modelos gerenciais já consagrados no meio empresarial.

Uma prática muito utilizada por empresas vencedoras consiste em mobilizar os esforços da organização como um todo para o alcance de resultados positivos para a organização. Nesse contexto, a responsabilidade pelos resultados não fica restrita à alta direção, fazendo com que todos os níveis hierárquicos, respeitando, obviamente, os seus limites de responsabilidades, se comprometam com as metas e resultados da organização.

Trazendo esta abordagem para o âmbito educacional, o coordenador acadêmico, por exemplo, deve também assumir uma postura de gestor. Assim, além de realizar as suas funções acadêmicas, este profissional deverá se envolver com outras áreas e buscar soluções que possam ajudar a empresa a melhorar os seus resultados em termos de inadimplência, evasão, entrada de novos alunos, qualidade, eficácia operacional, dentre outros aspectos.

O professor universitário, por sua vez, também pode contribuir de forma mais abrangente com a instituição. Ao invés de manter o foco somente em seus alunos, ele pode interagir, regularmente, com os demais professores e coordenadores, buscando soluções que possam enriquecer o aprendizado e proporcionar uma experiência mais gratificante para os alunos.

Paralelamente, as áreas administrativa e financeira podem ser direcionadas para uma melhor utilização dos recursos e o emprego de processos mais eficientes, objetivando ganhos de produtividade e eficiência para a instituição.

Por outro lado, os diretores devem ter uma atuação mais estratégica e em sintonia com o mercado, no sentido de identificarem novas oportunidades que possam favorecer a empresa, em termos de competitividade e eficácia operacional. Uma oportunidade que vem sendo muito explorada na área empresarial, por exemplo, e pouco observada no meio acadêmico são as alianças estratégicas com fornecedores, intermediários e outros parceiros de negócios. Por meio destas alianças, a instituição de ensino poderá viabilizar novos negócios e tornar a empresa mais eficiente.

Para viabilizar este cenário produtivo, é muito importante a existência de um ambiente de trabalho agradável, que inspire confiança e estimule a participação e inovação. Além disso, são necessárias políticas e iniciativas que valorizem os bons funcionários e que os incentive a manterem um vínculo forte e de longo prazo com a instituição e a adotarem uma postura orientada para resultados.

Como resultado, teremos todas as áreas da instituição de ensino trabalhando em sinergia e alinhadas em termos de objetivos e prioridades, buscando proporcionar valor superior e satisfação para o seu público-alvo e lucratividade para a instituição.

Adotar este estilo de gestão não é uma tarefa fácil ou algo que se constrói de um dia para o outro, pois envolve mudanças de atitudes e quebra de paradigmas. Assim, é preciso ter muita determinação, coragem e acima de tudo uma visão de longo prazo. Entretanto, estou certo que é uma das formas mais consistentes para sobreviver e crescer em um mercado muito competitivo, complexo e que exige mudanças cada vez mais rápidas.


 

Autor deste artigo: Ricardo Joaquim Barbosa - participante desde Qua, 23 de Agosto de 2006.

Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker