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Escrito por Neuri Antonio Zanchet   
Qua, 12 de Julho de 2006 21:00

No Rio Grande do Sul temos uma lei (número 11.440, de 18 de janeiro de 2000) que cria o certificado Responsabilidade Social - RS, com prêmios a serem conferidos, anualmente, pela Assembléia Legislativa, às empresas e demais entidades com sede no estado que apresentarem o seu balanço social até o dia 31 de julho do ano seguinte ao de referência do balanço. Mas, será que os funcionários, os administradores ou as empresas sabem o real significado da chamada Responsabilidade Social?

Algumas empresas pensam que fazer doações, filantropia e patrocínios são ações sociais e realmente são, mas responsabilidade social vai além disso. Algumas organizações têm uma visão mais abrangente do assunto e pensam nas condições de trabalho, na alimentação, na saúde, na educação, na aposentadoria, nos benefícios, nos investimentos na comunidade, no meio ambiente etc. Outras possuem uma visão bem míope, pois imaginam que o simples fato de gerar empregos pode ser considerado como uma ação de responsabilidade social. Pura astúcia.

Responsabilidade social corporativa ou empresarial pode ser definida como sendo uma obrigação da organização de atuar em modos que sirvam tanto aos seus próprios interesses, quanto ao seu público interno e externo (fornecedores, clientes, comunidade, entidades, governo etc.), ou seja, tomar decisões e ações que irão contribuir para um melhor bem-estar, como também para os interesses da própria organização e da sociedade: uma melhor qualidade de vida de seus empregados, o cumprimento das cláusulas sociais, a participação dos empregados nos resultados econômicos e as possibilidades de desenvolvimento pessoal, bem como a forma de interação das empresas e demais entidades com a comunidade e sua relação com o meio ambiente.

Poderíamos aqui citar os nomes das empresas vencedoras dos prêmio - Responsabilidade Social RS - e mais as empresas certificadas pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul como exemplos de sucesso e responsabilidade social comprometida e visionária, tendo uma postura mais pró-ativa do que reativa; mas gostaria de deixar que vocês, amigos leitores, pensem nesses exemplos e como sua empresa ou você pode ajudar ou colaborar para um melhor bem-estar da sociedade. Mas, lembrem-se que o simples fato de gerar emprego não é responsabilidade social, mas sim agir com justiça, ética e igualdade.

O público está cansado de ações irresponsáveis e antiéticas, buscando empresas íntegras. Obviamente, para ser uma empresa ética ou responsável é necessário não ter apenas a visão ao lucro. Mas, mesmo para essas que visam ao lucro, investir na ética e na responsabilidade social não faz com que percam a lucratividade, podendo causar até o contrário.




 

Autor deste artigo: Neuri Antonio Zanchet - participante desde Ter, 04 de Julho de 2006.

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