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A atuação empreendedora na Gestão Universitária PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Gislaine Moreno   
Qua, 17 de Março de 2004 21:00
De tempos em tempos algumas expressões se consolidam. É o caso da palavra Empreendedorismo. Revistas, jornais, livros e artigos diversos a estampam em seus títulos e conteúdos. Nunca antes se falou tanto sobre esse importante tema, como nos dias atuais.

Afinal, o que essa expressão significa? O que é um indivíduo empreendedor? Quem pode ou precisa demonstrar uma postura empreendedora? Nascemos empreendedores? Ou é possível desenvolver essa qualidade? As instituições de ensino Superior (IES´s) precisam de colaboradores empreendedores? Você é empreendedor?

Levantadas tais questões, passaremos a buscar respostas que, em termos simples e práticos, possam oferecer-nos uma visão clara do assunto, incentivando-nos ao posicionamento consciente, diante das opções que nos são apresentadas.

Definindo Empreendedorismo Há várias definições para Empreendedorismo, dentre as quais podemos citar algumas mais abrangentes:

"É a arte de fazer acontecer com criatividade e motivação. Consiste no prazer de realizar com sinergismo e inovação qualquer projeto pessoal ou organizacional, em desafio permanente às oportunidades e riscos. É assumir um comportamento proativo diante de questões que precisam ser resolvidas." (Robert Menezes)

"O empreendedor é aquele que faz acontecer, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização." (José Dornelas)

"O empreendedorismo é o despertar do indivíduo para o aproveitamento integral de suas potencialidades racionais e intuitivas. É a busca do auto-conhecimento em processo de aprendizado permanente, em atitude de abertura para novas experiências e novos paradigmas." ( José Dornelas)

As três definições apresentadas permitem-nos elaborar algumas importantes considerações:
1. O empreendedorismo está associado ao prazer de realizar de forma diferente o que a maioria faz igual.
2. A conduta empreendedora vai além do ambiente institucional. Ela pode moldar nossas relações pessoais.
3. O empreendedor se antecipa aos fatos. Não espera acontecer.
4. O empreendedorismo, em menor ou maior grau, diferencia as pessoas.
Nesse contexto, no qual muitas inferências podem ser elaboradas a partir dos conceitos apontados, podemos criar nossa própria definição de Empreendedorismo, assim definindo-o:

É a habilidade permanente de analisar situações concretas ou visualizar tendências futuras, e conseqüentemente, elaborar e implementar alternativas criativas para realizá-las com sucesso, antecipando-se aos demais.

Características do indivíduo empreendedor Analisando indivíduos com comportamento empreendedor, pode-se verificar que algumas características são comuns a todos. São elas:

- Iniciativa para inovar
- Criatividade
- Paixão pelo que faz
- Flexibilidade
- Disposição para mudar
- Perseverança
- Capacidade de identificar novas oportunidades
- Otimismo
- Auto-conhecimento
- Organização pessoal

O comportamento empreendedor pode diferenciar o indivíduo dos demais. È comum observar-se pessoas que desenvolvem as mesmas tarefas, com condições de trabalho similares, porém com resultados bem diferentes. São pessoas que agregam valor às atividades que desempenham, por terem desenvolvido uma conduta permanentemente empreendedora.

Os empreendedores são visionários. Conseguem enxergar além do óbvio e antecipam-se, buscando ações que possam tornar os sonhos pessoais ou empresariais em realidade.

Uma característica destacada do empreendedor é a capacidade de tomar decisões, com segurança e "pé no chão", no momento certo, mesmo sob pressões e adversidades.

A identificação antecipada de oportunidades, resultante de uma postura observadora, curiosa e criativa, integra o rol de habilidades do empreendedor. Destacam-se ainda a energia e disposição incansável para o trabalho, mesmo diante de problemas, bem como a determinação e o dinamismo com os quais conduzem a vida profissional e pessoal.

Os empreendedores planejam cada passo das estratégias que pretendem adotar e buscam rotineiramente novos conhecimentos. Sabem que o conhecimento e a sintonia com as tendências da área em que atuam são a base das decisões acertadas.

Empreendedorismo nos dias atuais
Os dias de hoje possuem características muito peculiares:
- A utilização da tecnologia acelerou vertiginosamente as transformações dos cenários. Novas tendências são criadas rapidamente, exigindo fôlego para acompanhá-las, sem perder o "trem da história".
- As pessoas são cada vez mais exigentes. Para se manter a competitividade é preciso inovar e muito. Os serviços e produtos disponíveis no mercado apresentam boa qualidade. Para a sobrevivência no cenário institucional é preciso buscar alternativas para diferenciar e encantar os clientes. Nas relações pessoais, o encantamento também faz a grande diferença. Ser bom já não é suficiente, é preciso ser o melhor.

Dessa forma, é imperativo que, individual e corporativamente, faça-se a opção pelo incentivo ao desenvolvimento permanente da conduta empreendedora.

É necessário adotar o empreendedorismo como estilo de vida, exercitando-o em todas as relações humanas, sejam elas de caráter pessoal ou profissional. Para tanto, é preciso ter em mente alguns princípios fundamentais para se entender o perfil do empreendedor:

- Embora algumas pessoas parecem ter nascido com tendências óbvias para o empreendedorismo, é possível desenvolver essa habilidade. O esforço e o treinamento constantes, bem como o desejo de aprimorar-se nessa capacidade podem tornar empreendedor qualquer indivíduo inteligente.
- Indivíduos empreendedores não se expõem desnecessariamente a riscos. A segurança e a capacidade de tomar decisões não significa assumir irresponsavelmente posturas arriscadas.
- Os empreendedores não são indivíduos egoístas ou com tendências ao isolamento. São líderes que criam times de trabalho, compartilham idéias e apresentam facilidade no relacionamento inter-pessoal.
- A criatividade é essencial para que as instituições ou pessoas se diferenciem dos demais. Portanto, a busca permanente de alternativas que possam otimizar os resultados das nossas ações, deve fazer parte da rotina do empreendedor.

Empreendedorismo Corporativo - o que é?
Uma expressão que vem se proliferando nos dias atuais é Empreendedorismo Corporativo. Afinal o que significa?

É a disseminação do clima empreendedor no ambiente de trabalho. Com a agilidade das transformações e a conseqüente necessidade de permanentes inovações e adaptações, as instituições precisam contar com elementos que se comprometam com essa demanda. Embora evidentemente alguns estejam mais preparados para apresentar novas propostas, a cultura de "fazer acontecer" deve ser adotada por todos os colaboradores. Assim, instalá-se um ambiente de Empreendedorismo Corporativo nas Instituições de Ensino Superior.

Para que, de fato, haja institucionalmente a absorção dessa filosofia de trabalho, é imprescindível que todos os colaboradores e seus respectivos líderes estejam dispostos a tomar para si a responsabilidade de pensar na instituição como um solo fértil, pronto a ser germinado com novas idéias e ações.

Difundindo a cultura empreendedora nas IES´s
No cenário educacional, a expansão da oferta de cursos e o surgimento acelerado de novas instituições tornam imprescindível a necessidade de buscar formas alternativas de oferecer diferenciais significativos, que permitam a manutenção da competitividade. A sobrevivência institucional está diretamente relacionada a capacidade de oferecer diferenciais e agregar valor à formação do aluno.

A imagem da instituição, mesmo que positiva, pode e precisa ser melhorada continuamente. Igualmente, fatores como o número de vagas ociosas, embora não seja uma particularidade individual das IES´s precisam ser revertidos.

Contudo, muitos fatores, internos e externos, podem contribuir para que a instituição tenha condições de se destacar no cenário educacional em que se inserem. É preciso que haja um permanente monitoramento da ações realizadas pelas demais instituições, uma análise constante das tendências da área e uma enorme dose de criatividade para vencer a crise do setor. Essas posturas, bem como o intenso desejo de " fazer diferente" , devem ser estabelecidas como a meta individual e coletiva da instituição. O Empreendedorismo pode e deve ser a marca registrada das IES´s.
 

Autor deste artigo: Gislaine Moreno - participante desde Seg, 15 de Março de 2004.

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