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Notícias II Encontro de Avaliação Institucional e de Cursos para os Institutos Federais
II Encontro de Avaliação Institucional e de Cursos para os Institutos Federais PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Revista Gestão Universitária   
Qua, 04 de Setembro de 2013 14:45




Nos últimos anos, as atividades relacionadas à Avaliação Institucional têm demandado cada vez mais dos profissionais que atuam nas Instituições de Ensino Superior. Com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia não é diferente. Dominar as informações sobre conceitos, indicadores e suas composições; preparação de documentos para a visita do MEC; manutenção dos dados no sistema e-MEC; legislação relacionada à avaliação; dentre outros temas, é muito importante para que os servidores possam ter segurança nas atividades do dia-a-dia e também nos projetos e processos relacionados à Avaliação Institucional. Para tratar especificamente da Avaliação nos Institutos Federais, a Carta Consulta, em parceria com a EDITAU, está realizando o II Encontro de Avaliação Institucional e de Cursos para os Institutos Federais, voltado para servidores e demais colaboradores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O Encontro é uma oportunidade para o aperfeiçoamento dos servidores sobre o tema, contribuindo para o melhor desenvolvimento dos Institutos em todo o país.


OBJETIVO

Este curso pretende atingir os seguintes objetivos:

  • Propiciar ao participante o conhecimento da evolução dos Fundamentos Teóricos sobre o tema da avaliação fazendo com este consiga relacioná-los com a avaliação da educação superior no Brasil e com a gestão profissional da Instituição de Ensino;
  • Fazer com que o participante conheça o processo de avaliação, desde a auto-avaliação (coordenada pela CPA) até a avaliação externa realizada pelas comissões de avaliação;
  • Discutir o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior no Brasil, os indicadores de qualidade e os conceitos de avaliação definidos pelo Ministério da Educação possibilitando ao participante o entendimento dos procedimentos atuais e suas implicações;
  • Propiciar ao participante o conhecimento dos instrumentos de avaliação que podem ser utilizados na auto avaliação institucional e dos instrumentos existentes para a avaliação externa feita pelas comissões de avaliação in loco do INEP.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Os conceitos de avaliação;
  • A relação da avaliação na educação superior com a gestão das Instituições de Ensino;
  • Legislação atual relacionada aos processos de avaliação;
  • As diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES;
  • A Comissão Própria de Avaliação CPA e suas funções;
  • Avaliação de Instituições de Ensino Superior;
  • Avaliação de Cursos;
  • Avaliação de Alunos – ENADE;
  • O Sistema e-MEC: protocolos e preenchimentos;
  • Os atuais Instrumentos de Avaliação de instituições e de cursos;
  • A construção de instrumentos de avaliação para a auto-avaliação nas Instituições de Ensino(questionários, grupo focal...);
  • Os Indicadores de Qualidade e sua composição (Índice Geral de Cursos IGC; Conceito Preliminar de Cursos - CPC e ENADE);
  • Os Conceitos de Avaliação (Conceito de Instituição – CI e Conceito de Curso - CC);
  • As Comissões de Avaliação in loco: direitos e deveres;
  • Preparação da documentação para recebimento de comissões de avaliação: o que deve estar pronto para a visita das comissões de avaliação.


PÚBLICO-ALVO

O curso tem como público alvo servidores e demais colaboradores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Chefes de Gabinete, Pró-Reitores, Membros de CPA, Coordenadores de Curso, Consultores e outros profissionais envolvidos com a avaliação institucional nos Institutos Federais.


DATA

Dias 05 e 06 de setembro de 2013


MODALIDADE E CARGA HORÁRIA

Curso de capacitação presencial, com carga horária de 15 horas.


PROFESSOR AUTOR

Roberta Muriel - Diretora da Carta Consulta; Doutoranda em Avaliação Institucional; Mestra em Gestão do Conhecimento; Consultora de várias instituições universitárias nas áreas de avaliação, processos e projetos; autora dos livros “Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: Análise do Processo de Implantação” e “Avaliação Institucional – Marco Regulatório: Portarias Normativas 40/2007 e 23/2010” e de diversos artigos na área de gestão e avaliação. Docente em cursos de pós-graduação e em diversos programas de aperfeiçoamento e capacitação.


PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO

PROMOÇÃO: EDITAU - Edições Técnicas de Administração Universitária
REALIZAÇÃO: Carta Consulta
LOCAL DO ENCONTRO: Hotel Royal Savassi - Rua Alagoas, 699, Savassi - Belo Horizonte/MG - (31) 2138-0000


VALOR E FORMAS DE PAGAMENTO

O investimento no curso, incluindo o material, é de R$ 2.842,00 (dois mil, oitocentos e quarenta e dois reais)por participante.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS

As inscrições serão efetivadas mediante o preenchimento do formulário online e pagamento do boleto bancário emitido logo após a inscrição.

Não estão incluídas no investimento as despesas com transporte, estada, alimentação, etc. que ficam por conta do participante.

O presente curso será realizado mediante a inscrição de no mínimo 20 participantes.

A Carta Consulta divulgará aos inscritos, por e-mail, a confirmação da realização do curso até o dia 26/08/2013.


 

 

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