Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2672 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias Captação e Retenção de Alunos
Captação e Retenção de Alunos PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Revista Gestão Universitária   
Qua, 28 de Agosto de 2013 00:00
Caso não consiga visualizar este e-mail, acesse este link

 

 

Preencher as vagas é condição fundamental para a sustentabilidade do projeto acadêmico institucional, mas é preciso ir além e buscar o melhor aluno possível, aquele mais preparado para aprender e para contribuir como discente, envolvendo-se com a sua formação até o final, sem evadir.

Inseridas num contexto altamente competitivo as universidades americanas implantaram departamentos de recrutamento, de admissão, de orientação financeira, de egressos, dentre outras estruturas, criaram estratégias e táticas e aprenderam a captar e a manter os melhores alunos possíveis. Atualmente elas contam com alunos do mundo inteiro. No Brasil vivenciamos o mesmo contexto competitivo, mas a maioria das IES ainda não conta com uma gestão capaz de cuidar de todo o processo de captação e principalmente de retenção de alunos, indo até a implantação de uma política de egressos eficaz. Algumas IES brasileiras já possuem importantes ações neste sentido, o que demonstra que estão no caminho e cuidando desta gestão.

Os egressos representam um dos mais importantes grupos de qualquer Faculdade ou Universidade. Muitas vezes ignorado como um recurso, não financeiro, os egressos deveriam fazer parte do plano estratégico de qualquer universidade. Metas e objetivos específicos relacionados aos egressos deveriam ser prioridade em qualquer instituição. Você está usando o máximo do potencial de seus egressos? Você sabe como se aproximar dos egressos para conseguir sua ajuda? Você consegue perceber a forte relação existente entre a política de egressos e a captação e retenção de alunos?

Neste encontro discutiremos estas questões e muitas outras e, por meio da troca de experiências de instituições brasileiras e americanas, reconstruiremos um conhecimento de gestão universitária que é fundamental para o sucesso de empreendimentos no concorrido mercado universitário brasileiro. Afinal, sabemos que os melhores alunos fazem toda a diferença!

PROGRAMA

Dia 28 outubro de 2013

PRÁTICAS NOS ESTADOS UNIDOS


08:30 às 09:00 - CREDENCIAMENTO

09:00 às 11:00 - CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE ALUNOS

Captação e retenção para o século 21 - No mercado global competitivo de hoje em dia, você deve posicionar sua universidade para sobreviver e crescer. Como construir uma grande universidade? Você conhece o perfil do seu aluno? Como atrair o aluno certo para o seu campus? Você é bem sucedido em sua propaganda? Como você sabe? Como reter alunos e diminuir a evasão? Você está realmente preparado para a competição? Esta exposição vai resolver estas questões e dar a vocês soluções práticas de captação e retenção de alunos no mercado global de hoje.

Palestrante: - Garvel Kindrick - Bachelor of Arts Degree, Georgetown College, Georgetown, KY 1985; Major: American Studies; Minor: Biology; Summa Cum Laude. Vice-Presidente de Gestão de Captação; (2001 - 2011); Director, SACS Georgetown College / auto-avaliação institucional (1999 - 2002); Diretor de Pesquisa Institucional (1999 - 2001); Diretor de Planejamento de Inscrição (1994 - 1999); Diretor de Admissões (1989 - 1994); Diretor Adjunto de Admissão (1987 - 1989); Consultor de Admissões (1985 - 1987); Analista de Pesquisa em Gestão de Captação (2011- presente).

12:00 às 14:00 - INTERVALO PARA ALMOÇO

14:00 às 16:30 - POLÍTICA DE EGRESSOS

O tema relações com egressos é um dos assuntos mais críticos para as instituições de ensino hoje. Relações saudáveis com os egressos irão reforçar a base de apoio das instituições de ensino nas áreas de captação de novos alunos, retenção dos alunos atuais e sustentabilidade financeira dessas instituições. As discussões terão foco nos métodos de criação e manutenção de boas relações com os egressos. Esta exposição tratará de forma prática as estratégias efetivas para envolvimento dos egressos nos planos de captação de estudantes.

Palestrante: Garvel Kindrick - Bachelor of Arts Degree, Georgetown College, Georgetown, KY 1985; Major: American Studies; Minor: Biology; Summa Cum Laude. Vice-Presidente de Gestão de Captação; (2001 - 2011); Director, SACS Georgetown College / auto-avaliação institucional (1999 - 2002); Diretor de Pesquisa Institucional (1999 - 2001); Diretor de Planejamento de Inscrição (1994 - 1999); Diretor de Admissões (1989 - 1994); Diretor Adjunto de Admissão (1987 - 1989); Consultor de Admissões (1985 - 1987); Analista de Pesquisa em Gestão de Captação (2011- presente).

16:30 às 17:00 - INTERVALO PARA COFFEE BREAK

17:00 às 18:00 - CASE: PROGRAMA SEMPRE UFMG

Palestrante: Tatiana Queiroz - Licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, especialista em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, especialista em Gestão Estratégica com ênfase em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. É também subcoordenadora, desde 2006, do Programa Sempre UFMG (Ex-Alunos), além de ser integrante da Diretoria de Cooperação Institucional da mesma Universidade, diretoria esta que trabalha com a captação de recursos para o desenvolvimento acadêmico e institucional da UFMG.

Dia 29 de outubro de 2013

PRÁTICAS NO BRASIL


09:00 às 12:00 - GESTÃO DA CAPTAÇÃO E DA RETENÇÃO (GCR): A REALIDADE BRASILEIRA

Cultura da retenção: por onde começar? Compreendendo os motivos da evasão. Estabelecendo planos de desempenho voltados para a retenção de alunos. O que funciona na retenção de estudantes? Práticas e estratégias de retenção. Retenção e tecnologia.

Palestrante: Wille Muriel - Coordenador do MBA Administração Acadêmica & Universitária. Ombudsman de diversas organizações educacionais. Professor em cursos de pós-graduação e capacitação corporativa para Reitores, Diretores Acadêmicos e Administrativos Universitários, Coordenadores de Curso, Docentes e colaboradores de Instituições de Ensino Superior.

12:00 às 14:00 - INTERVALO PARA ALMOÇO

14:00 às 16:30 - POLÍTICA DE EGRESSOS

Estratégias de relacionamento com os egressos aplicadas ao contexto do ensino superior brasileiro. Desafios e limitações para a implantação da política de egressos nas Instituições de Ensino Superior. Uma ferramenta para iniciar a implantação da política de egressos. Passos para estabelecer uma cultura voltada para consolidar o relacionamento institucional com o aluno egresso.

Palestrante: Wille Muriel - Coordenador do MBA Administração Acadêmica & Universitária. Ombudsman de diversas organizações educacionais. Professor em cursos de pós-graduação e capacitação corporativa para Reitores, Diretores Acadêmicos e Administrativos Universitários, Coordenadores de Curso, Docentes e colaboradores de Instituições de Ensino Superior.

16:30 às 17:00 - INTERVALO PARA COFFEE BREAK

 

17:00 às 18:00 - Seminário de Apresentação de Casos (Por Adesão)

 

INVESTIMENTO

O valor total do curso é de R$ 2.130,00 (dois mil e trinta reais) por participante.

  • Para pagamentos realizados até o dia 12/08/2013 será concedido desconto de 10% no valor do curso, totalizando R$ 1.917,00 (um mil, novecentos e dezessete reais).
  • O valor de inscrição inclui o material do evento e a tradução simultânea inglês/português. Não estão inclusas as despesas com deslocamento, estadia, alimentação e outras.
  • O prazo máximo para as inscrições é até o dia 29/09/2013.
  • O presente curso será realizado mediante a inscrição de no mínimo 20 participantes.

 

Obtenha mais informações em nosso site http://www.cartaconsulta.com.br ou entre em contato conosco.



Clique aqui para fazer sua inscrição

Caso não consiga clicar no botão acima, copie e cole o link abaixo em seu navegador:
http://www.cartaconsulta.com.br/servicos/inscricao_novo/inscricao.asp?id=24

 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker