Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 3801 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias Escolas iniciam preparação para evento nacional sobre meio ambiente
Escolas iniciam preparação para evento nacional sobre meio ambiente PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Revista Gestão Universitária   
Qua, 14 de Agosto de 2013 10:01

ECO DESENVOLVIMENTO - TERRA EDUCAÇÃO - 14/08/2013 - SÃO PAULO, SP

Estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental, público e privado, de escolas urbanas e rurais do País, devem debater a importância da terra, da água, do ar e do fogo na vida do nosso planeta. Esses são os temas da 4ª Conferência Nacional Infanto juvenil pelo Meio Ambiente (Cnjima) Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis, que acontecerá de 25 a 29 de novembro, em Brasília. No entanto, o prazo para a realização da conferência escolar, que é uma fase obrigatória, vai até 31 de agosto. Ou seja, para chegarem à etapa nacional, educadores e estudantes devem se preparar nas suas escolas. E até 7 de setembro o projeto deve ser cadastrado.

Para participar do evento, cada escola deve escolher um dos quatro temas, para estudar, pesquisar, debater e elaborar um projeto que será desenvolvido na comunidade, além de eleger um estudante na faixa etária de 11 a 14 anos para representá-la na etapa seguinte, que é estadual. Feito isso, o diretor deve cadastrar o projeto na página eletrônica da conferência.

Dados da coordenação geral de educação ambiental da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC mostram que, até 26 de julho, 600 escolas tinham concluído as conferências, registrado os projetos e eleito os delegados. Com o retorno das férias escolares, a expectativa da coordenação é que as escolas concluam os trabalhos, façam o registro e se habilitem para as próximas fases.

Etapas

As conferências regionais (opcionais) devem ser realizadas até o dia 6 de outubro; as conferências estaduais (obrigatórias), até 25 de outubro e a conferência nacional, de 25 a 29 de novembro, em Brasília. A página eletrônica da 4ª Conferência traz o link para a escola fazer o cadastro, um roteiro passo a passo e correio eletrônico para tirar dúvidas. A primeira edição da conferência, em 2003, teve a participação de 15.452 escolas de 3.461 municípios; a segunda, em 2005/2006, foi realizada em 11.475 escolas de 2.865 municípios. Em 2009, o evento mobilizou 3,5 milhões de estudantes, educadores e comunidades.

IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (Cnjima)

A iniciativa é um processo dinâmico de diálogos e encontros voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. A Conferência será realizada em Brasília-DF e contará com a participação de cerca de 700 delegados de 11 a 14 anos, provenientes de todas as Unidades Federativas.

A Conferência Nacional trabalhará a temática Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis a partir dos projetos de ação selecionados na etapa estadual, utilizando metodologias participativas e processos de educomunicação que serão detalhados posteriormente, constituindo-se em um processo pedagógico que traz a dimensão política da questão ambiental para os debates realizados nas escolas e comunidades, na construção coletiva de conhecimento e no empenho nas resoluções de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos adolescentes e jovens.

A IV Cnijma é destinada ao público das escolas do Ensino Fundamental, públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal, assim como das escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural, e tem o desafio de mobilizar toda a comunidade escolar.

 

 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker