Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2742 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias 86º Curso sobre Controle e Registro Acadêmico de Instituições de Ensino Superior
86º Curso sobre Controle e Registro Acadêmico de Instituições de Ensino Superior PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Revista Gestão Universitária   
Seg, 12 de Agosto de 2013 14:12




INSCRIÇÃO ON LINE - CONTATO

 

 

A CONSAE – Consultoria em Assuntos Educacionais realizará, no Rio de Janeiro, no Everest Rio Hotel, nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 2013, o 86º Curso sobre Controle e Registro Acadêmico de Instituições de Ensino Superior.

Desde a realização de seu primeiro curso, em julho de 1976, quase a totalidade das instituições de Ensino Superior do país já capacitaram e atualizaram seus dirigentes e funcionários em eventos ministrados pela CONSAE, que vem atendendo a instituições de diferentes tipos de organização acadêmica e administrativa, em diferentes modalidades de ensino superior, mantenedores de natureza jurídica distinta e inúmeras outras instituições diferenciadas.

O 86º Curso de Controle e Registro Acadêmico visa possibilitar às Instituições participantes, além da capacitação e desenvolvimento de seus funcionários, gradativa melhoria nos procedimentos e processos internos, proporcionando maior segurança na definição das rotinas e atividades acadêmicas e melhor adequação de suas normas e regulamentos internos à legislação vigente, maximizando a eficiência das atividades desenvolvidas e minimizando os riscos inerentes à sua atuação neste segmento altamente regulamentado e de grande concorrência interinstitucional.

Na Educação Superior, tão importante quanto a oferta de um ensino de qualidade, de uma infraestrutura adequada, de um corpo docente capacitado e de uma coordenação competente é a qualidade de seus controles e registros, que permitirão às Instituições alcançarem um alto nível de segurança e eficiência nas atividades desempenhadas e nas informações prestadas à comunidade acadêmica e aos órgãos oficiais de avaliação e controle, constituindo-se ainda em poderosos instrumentos gerenciais.

OBJETIVOS:

- capacitar profissionais de serviços de ensino e de secretarias de IES;

- promover a reciclagem e adequação dos profissionais às normas, procedimentos e legislação vigentes;

- disseminar a cultura da Certificação Digital como forma de eliminar/não gerar papéis e custos;

- orientar quanto aos procedimentos operacionais do cotidiano das IES;

- proporcionar aos participantes a oportunidade de ampliar sua compreensão sobre as políticas para o ensino superior, intercâmbio de informações, estudo de casos e debates relativos aos temas apresentados;

- discutir a legislação e a jurisprudência pertinentes ao ensino superior brasileiro.


Esses objetivos refletem a convicção da CONSAE de que o formato de estruturação do Curso tem-se revelado eficiente no atendimento das expectativas dos participantes, o que pode ser demonstrado pelas estatísticas dos últimos eventos realizados –
www.consae.com.br

Preparado pela Equipe da CONSAE, sob coordenação da Professora Abigail França Ribeiro, o 86º Curso sobre Controle e Registro Acadêmico de Instituições de Ensino Superior apresenta um programa abrangente e bastante prático para uma nova geração de profissionais que têm a importante missão de cuidar do registro acadêmico das IES, e para a qual precisam estar bem qualificados.

PROGRAMA:

1. INTRODUÇÃO

1.1. ATOS NORMATIVOS

1.2. PANORAMA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

1.3. OS SISTEMAS DE ENSINO

2. ESTATUTOS/REGIMENTOS/REGULAMENTOS

3. DOCUMENTAÇÃO. ARQUIVO. INFORMATIZAÇÃO. CERTIFICAÇÃO DIGITAL

4. AVALIAÇÃO. COMISSÕES VERIFICADORAS. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

4.1. COMISSÕES VERIFICADORAS

4.2. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

5. PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI/PROJETO PEDAGÓGICO

6. CURSOS SUPERIORES - MODALIDADES

7. DIRETRIZES CURRICULARES – JUBILAMENTO - MÍNIMOS DE CONTEÚDO E DURAÇÃO

8. CURRÍCULOS. ALTERAÇÕES. ADAPTAÇÕES

9. EQUIVALÊNCIA/ APROVEITAMENTO/ COMPLEMENTAÇÃO

10. DISPENSA DE DISCIPLINA

11. CORPO DOCENTE. EXIGÊNCIAS LEGAIS

12. PLANO DE CURSO

13. PROCESSO SELETIVO. EDITAL.

14. CALENDÁRIO

15. VAGAS. TURNOS DE FUNCIONAMENTO

15.1. VAGAS

15.2. TURNOS DE FUNCIONAMENTO

16. MATRÍCULA. TRANCAMENTO. CANCELAMENTO

16.1. TIPOS MATRÍCULA

16.2. MATRÍCULA INICIAL

CLASSIFICAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

TRANSFERÊNCIA

MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA

16.3. TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

16.4. CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

17. TRANSFERÊNCIAS

18. FREQÜÊNCIA. ABONO DE FALTAS

19. VERIFICAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR

20. EXTRAORDINÁRIO APROVEITAMENTO DISCENTE

21. ESTÁGIOS/PRÁTICA PROFISSIONAL. PRÁTICA DE ENSINO

21.1. ESTÁGIOS/PRÁTICA PROFISSIONAL

21.2. PRÁTICA DE ENSINO

22. ATIVIDADES COMPLEMENTARES

23. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. MONOGRAFIAS

24. COLAÇÃO DE GRAU

25. DIPLOMA. ENADE

25.1. DIPLOMA

25.2. ENADE

26. REGISTROS. REGISTRO PROFISSIONAL. REGISTRO DE PROFESSOR

26.1. REGISTROS

26.2. REGISTRO PROFISSIONAL

26.3. REGISTRO DE PROFESSOR

27. REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL. DCE. DA

28. CURSOS SEQÜENCIAIS

29. PÓS-GRADUAÇÃO

30. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

METODOLOGIA:

O curso é promovido e realizado pela CONSAE - Consultoria em Assuntos Educacionais, na modalidade presencial, no centro de convenções do Everest Rio Hotel – Rua Prudente de Moraes, nº 1.117 – Ipanema – Rio de Janeiro/RJ.

A carga horária de é 21 horas- aula, distribuídas das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas dos dias 21, 22 e 23 de agosto de 2013.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

O 86º Curso Sobre Controle e Registro Acadêmico de Instituições de Ensino Superior será realizado no Everest Rio Hotel – Rua Prudente de Moraes, nº 1.117 – Ipanema – Rio de Janeiro/RJ.

As reservas de hospedagem deverão ser feitas diretamente com o hotel pelo telefone (21) 2525.2200. Mais informações sobre o Hotel poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico http://www.everest.com.br/rio.

O valor da inscrição por participante, incluindo as apostilas básicas e almoço, é de R$3.150,00

O pagamento da inscrição deverá ser feito por meio de depósito, empenho ou boleto no Banco Itaú S/A, Agência 0590, Conta 37100-1 em nome CONSAE – Consultoria em Assuntos Educacionais Simples Ltda., CNPJ 19 234 285/0001-53, descontando-se do valor total da inscrição, no caso de pessoa jurídica, para valores até R$ 5.000,00, 1,5% (hum e meio por cento), relativo ao imposto de renda retido na fonte.

As inscrições serão efetivadas mediante o preenchimento do formulário próprio (anexo) e devem ser encaminhadas juntamente com o comprovante de pagamento pelo fax (31) 3494 3011 ou pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . Podem ser feitas ainda pela Internet, em nosso site, ou correio, via SEDEX ou registrado simples. Não estarão inscritos os participantes que enviarem o formulário de inscrição sem o comprovante de depósito ou pagamento do boleto bancário e que não receberem a confirmação da mesma pela CONSAE.

Toda correspondência relativa ao Curso deverá ser enviada para CONSAE – Consultoria em Assuntos Educacionais, Rua Alfredo Guzella, 85 – Planalto – Belo Horizonte/MG – CEP: 31720-545.

No valor da inscrição estão incluídos material didático, almoços, coffee breaks e certificado. Não estão incluídas despesas com transporte, hospedagem, e outras, que correm à conta do participante.

A CONSAE reserva-se o direito de encerrar as inscrições completadas as vagas e de indeferir eventuais inscrições que não atendam aos pré-requisitos necessários, contidos no presente informe.

Cancelamentos de inscrições são aceitos até 72 horas antes da data de inicio do evento.


INSCRIÇÃO ON LINE - CONTATO

 

 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker