Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2994 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias Dilma defende aumentar salário de professor sem `populismo fiscal`
Dilma defende aumentar salário de professor sem `populismo fiscal` PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Revista Gestão Universitária   
Qua, 17 de Julho de 2013 00:00

TAI NALON, BRENO COSTA, JOHANNA NUBLAT E MARIANA SCHREIBER - Folha de São Paulo - 17/07/2013 - São Paulo, SP

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta quarta-feira usar o dinheiro dos royalties do petróleo para a educação, cujo projeto tramita no Congresso, para custear o aumento no salário de professores. Segundo ela, `não tem milagre` para valorizar a profissão e, `sem populismo fiscal`, quer destinar 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para o setor.

A fala foi durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado Conselhão, que reúne seus ministros, além de empresários e representantes da indústria e do comércio.

O projeto que tramita na Câmara e pretende destinar parte dos royalties à educação deverá ser votado apenas depois do recesso parlamentar, em agosto. Sua análise foi adiada nesta terça-feira sobretudo por conta de divergência sobre o uso do fundo social --espécie de poupança dos recursos de exploração de petróleo-- para a educação.

O governo não aceita que seja aplicado o capital do fundo. Na primeira votação que passou pela Câmara, deputados mudaram o texto enviado pelo Executivo para permitir que o fundo, e não apenas o seu rendimento, fosse destinado para educação.

Segundo Dilma, para o sucesso de seus programas educacionais, são necessários professores mais bem remunerados e qualificados. `Pagamento de professor é custeio. E ninguém fará a transformação que este país precisa sem investir em gastos com educação. Manutenção de escolas, laboratórios de qualidade, investimentos em custeio são uma parceria que nós não podemos abrir mão para resolver a questão da qualidade da educação`, disse a presidente.

Para ela, porém, pagar melhor significa aumentar gastos. `Não ter populismo fiscal é dizer: `sim, 10% do PIB para a educação!`. Mas vem de onde? Vem dos recursos dos royalties e do fundo social. E, além disso, temos que fazer um grande esforço para, junto a isso, contemplarmos também a educação com maior e melhor gestão, maior eficiência e cada vez mais uma integração com os senhores pais que trabalham e têm interesse direto nessa questão`, disse.

`Nós temos que valorizar socialmente a profissão de professor. Isso só se valoriza socialmente, só se escolhe os melhores para ensinar aqueles que serão os maiores no futuro, só se faz isso pagando professor de forma adequada`, completou Dilma.

 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker