Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2924 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias Observatório de Políticas Públicas investe em “participação qualificada”
Observatório de Políticas Públicas investe em “participação qualificada” PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Revista Gestão Universitária   
Ter, 09 de Julho de 2013 00:00

Programa atua nos conselhos municipais e faz assessoramento de organizações do terceiro setor

Santa Catarina - Participação qualificada. É nisso que o Observatório de Políticas Públicas (OPP) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) investe. Frente às manifestações que ocorrem em todo o país desde o mês passado, a coordenadora do OPP, Ana Cláudia Delfini Capistrano de Oliveira afirma que cada vez mais, se faz necessário o conhecimento e comprometimento para transformação e mudança social.

“Penso que o cenário atual ainda aponta para a necessidade de formar gestores, incluindo a participação da sociedade civil, capazes de traduzir e transformar esta nova realidade, e principalmente, a gestão das políticas públicas”, explica Capistrano.

O OPP tem como objetivo identificar as demandas da sociedade civil e assessorar suas representações, fortalecendo as entidades e organizações parceiras quanto à efetivação de seus direitos. O programa, idealizado em 2006, conta hoje com nove professores e 20 bolsistas e atua nos municípios onde estão localizados os campis da Univali.

Ele abarca cinco projetos (veja o quadro abaixo), e atua em duas frentes: A primeira é por meio da representação da sociedade civil nos conselhos municipais e fóruns de políticas públicas. A segunda, voltada para as organizações do terceiro setor que procuram o OPP pelos mais variados motivos, desde necessidades ligadas à regulamentação jurídica, até necessidades ligadas ao regime contábil financeiro, e as próprias questões relacionadas às políticas públicas.

Atuação nos conselhos municipais

Equipes de acadêmicos e professores do OPP participam pessoalmente de conselhos municipais, eleitos como prioritários: Assistência Social, Mulher, Criança e Adolescente, Idoso, Economia Solidária, Educação, Segurança Alimentar e Resíduos Sólidos (o conselho de meio ambiente está inativo em algumas cidades). Estas equipes atuam nestes conselhos nas cidades de Itajai, Balneário Camboriú, São José, Biguaçu e Florianópolis.

Fabiana da Silva, acadêmica do 9º período de Direito, é bolsista do OPP desde agosto de 2012. “Quando entrei no programa foi como descobrir um novo mundo. Um mundo no qual estou apaixonada. Passei a me ver como um ser político, com a vontade de discutir e mudar o lugar onde moro”, conta.

As informações coletadas pelas equipes nas reuniões são analisadas por métodos e indicadores sociais, sob a coordenação do professor e sociólogo Eduardo Guerini. Esses dados auxiliam os debates dos conselhos e a formação dos conselheiros por meio de cursos, oficinas e eventos.

“Percebemos que muitos conselheiros que entram não sabem qual é o seu papel. Há também os conselhos em que as pessoas diretamente envolvidas na questão não participam”, analisa Fabiana. Outro fator que a acadêmica destaca é a baixa participação. Segundo ela, muitos projetos deixam de ser aprovados porque não têm o número mínimo de participantes para aprova-lo.

Assessoramento de organizações do terceiro setor

O Observatório de Políticas Públicas, por meio do Núcleo de Assessoria Jurídica às Organizações da Sociedade Civil (Najosc) e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), presta assessoramento à gestão social, jurídica e financeira de associações, cooperativas e também, na fundação de muitas instituições.

Atualmente, o OPP trabalha na elaboração de duas redes sociais, uma em Itajaí, no Bairro da Praia Brava, e outra em Florianópolis, no Bairro Monte Cristo.

Em 2012, 40 entidades foram beneficiadas, sendo realizado um total de 324 atendimentos de forma direta, e cerca de 600 de forma indireta, através dos conselhos e dos fóruns de políticas públicas e economia solidária.

Receberam apoio entidades como: a Associação de Moradores do Morro do Caçador, Associação de Cultura e Arte Tá em Casa, Centro de Formação de Atletas Luz do Futuro, Centro de Formação de Atletas Craques da Bola e Craques da Escola.  Além dessas, com a assessoria do OPP também foram fundadas a Associação de Mulheres Arteiras (AMAR), Associação de Afásicos de Itajaí e Região  (AAfas) e Associação dos Artistas do Vale de Itajaí (AVI).

 


Parcerias que atuam em conjunto ao Observatório de Políticas Públicas da Univali:

- Núcleo de Assessoria Jurídica às Organizações da Sociedade Civil (Najosc)
Realiza assessoria jurídica às organizações da sociedade civil (Terceiro Setor), auxiliando-as no processo de registro, certificação e no fortalecimento de seu papel de representação de demandas públicas junto aos espaços de tomada de decisões.

- Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP)
Promove a inserção na economia formal de grupos sociais excluídos ou em processo de exclusão, a partir da organização para o trabalho, através da incubagem e acompanhamento de empreendimentos de economia solidária, garantindo sua autonomia e independência.

- Caderno de Cidadania
Promove o fortalecimento e a formação de educadores e alunos de escolas públicas, com apoio de material didático e ferramentas digitais, para esclarecimento sobre direitos da criança e do adolescente e qualificação da participação comunitária em cidadania infanto-juvenil.

- Núcleo de Assessoria Técnica aos Trabalhadores da Política e de Assistência Social (Nattpas)
Presta assessoria no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos trabalhadores da política de Assistência Social do município de Itajaí, viabilizando espaços de expressão, autonomia e protagonismo na oferta e execução dos serviços, programas e projetos que possibilitem a busca pelo enfrentamento e superação de situações de violações de direitos, promovendo a cidadania e a garantia de direitos de seus usuários.

Sustenta-habilidade
Visa a capacitação de gestores públicos e lideranças multissetoriais para os desafios da mudança climática e da governança ambiental na Região da Foz do Rio Itajaí. Com apoio de colaboradores, assessores e bolsistas, discute os desafios da gestão socioambiental, para o desenvolvimento social, econômico e sustentável.

 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker