Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2652 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias Pesquisa avalia vitamina C na cicatrização
Pesquisa avalia vitamina C na cicatrização PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Revista Gestão Universitária   
Seg, 08 de Julho de 2013 00:00

O mestrando Eduardo André Bracci Walczewski apresentou estudo sobre a utilização da vitamina C para cicatrização de anastomose intestinal, realizada para o Programa de Mestrado e Ciências da Saúde da Unisul de Tubarão. O objetivo do trabalho era oferecer uma alternativa terapêutica para a diminuição da incidência de fístulas - espécie de ferida ocasionada pela não cicatrização de procedimentos cirúrgicos no aparelho digestivo - em pacientes desnutridos.

De acordo com o estudo, a suplementação de vitamina C aumentou a concentração de colágenos, principal componente para a cicatrização e reparação de tecidos. “A pesquisa foi realizada em virtude do alto índice de sofrimento e morte dos pacientes que apresentam fístulas”, comentou Eduardo. Ainda segundo ele, o resultado era esperado, tendo em vista que a literatura sobre o assunto já apontava o efeito positivo da vitamina C. No entanto, não havia ainda um estudo que se concentrasse especialmente em desnutrição. “E este é um fator importante para o desenvolvimento das fístulas”, complementa.

Eduardo explica que impedir a ocorrência de fístulas ou mesmo tratá-las é uma maneira de diminuir a mortalidade e o sofrimento dos pacientes com desnutrição. Com a comprovação da eficácia da vitamina C para a cicatrização desses tecidos, é possível que ela também possa atuar na cicatrização de outras partes do corpo. “Teoricamente, podemos dizer que a vitamina C aumenta o potencial de cicatrização. Mas é necessário que haja um estudo específico”, pontua.

Orientado pela professora doutora Fabricia Cardoso Petronilho, o trabalho foi apresentado e aprovado pela banca examinadora.

 

 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker