Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2244 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias Estudo traça perfil de vítimas de AVC isquêmico
Estudo traça perfil de vítimas de AVC isquêmico PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Revista Gestão Universitária   
Qua, 03 de Julho de 2013 00:00

O acadêmico do curso de Medicina da Unisul de Tubarão Matheus Curcio Locatelli realizou pesquisa com pacientes que sofreram Acidente Vascular Isquêmico. Pesquisa apontou a hipertensão como o principal fator de risco

de pacientes vítimas de Acidente Vascular Isquêmico

O Acidente Vascular Isquêmico (AVI) é o tipo de acidente vascular que mais mata, representando a quarta causa de mortes no mundo. Diante dessa realidade, o estudante do curso de Medicina da Unisul de Tubarão Matheus Curcio Locatelli decidiu traçar um perfil epidemiológico dos pacientes acometidos pela doença em Tubarão. O estudo fez parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dele e revelou associação significante do AVI à hipertensão e ao sedentarismo.

O estudante colheu dados de 57 pacientes que foram internados no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) vítimas de AVI, entre os meses de agosto e dezembro de 2012. Os dados apontaram que 75,4% tinham hipertensão. Este foi o fator de risco mais importante apresentado pela pesquisa. Em segundo lugar, apareceu o sedentarismo, presente em 70% das vítimas.

Para Matheus Curcio Locatelli, o resultado que mais chamou a atenção diz respeito ao número de óbitos: 17% dos pacientes acabaram morrendo. A média de idade entre os pacientes foi de 64 anos, no caso dos homens, e 72, no caso das mulheres. A separação entre os gêneros, segundo o acadêmico, também é representativa. “O AVI se mostrou mais comum em homens, inclusive em pessoas mais jovens desse sexo”, aponta. O trabalho foi orientado pelo professor Artur Furlaneto Fernandes e apresentado à banca examinadora na manhã desta quinta-feira (26/6), na Unidade Hospitalar de Ensino.

 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker