Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2156 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias Professor da Unisul pesquisa qualidade do leite
Professor da Unisul pesquisa qualidade do leite PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Revista Gestão Universitária   
Ter, 02 de Julho de 2013 23:16

Alexandre Abreu, do curso de Veterinária, integra equipe que discute a implantação de um projeto para analisar os riscos do Leite Instável não Ácido (Lina)

uipe que participou da reunião para implantação de pesquisa sobre análises de risco do Leite Instável não Ácido

O professor do curso de Medicina Veterinária da Unisul Alexandre Abreu participou de reunião técnica para implantação de um projeto de pesquisa em nível nacional sobre as análises de risco do Leite Instável não Ácido (Lina), na última semana, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Parte deste projeto será realizada em Santa Catarina, com a participação da Unisul e da Udesc.

O Leite Instável não Ácido (Lina) é um problema que acomete rebanhos leiteiros e que se caracteriza por alterações físico-químicas no leite. A principal alteração identificada é a perda da estabilidade da caseína ao teste do álcool, resultando em precipitação positiva.

O teste do álcool é utilizado pelas indústrias lácteas para avaliar a qualidade do leite nas unidades de produção leiteira, e as amostras de leite positivas são descartadas por não serem consideradas aptas aos processos de beneficiamento. Esse fato causa significativos prejuízos a toda a cadeia produtiva, pois o leite é rejeitado ou desvalorizado pela indústria, mesmo apresentando níveis de acidez consideráveis normais, sendo deixado, na maioria das vezes, na unidade de produção.

 

 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker