Login
Sugestões
Rede Mebox!
Usuários on line
O Professor de Vanguarda: como o aluno deve olhar para ele ? |
Escrito por Enio Edson Garcia |
Seg, 20 de Maio de 2013 00:00 |
O aluno tem um saber próprio, ele é crítico e tem um entendimento peculiar e singular da sua realidade onde ele lê e a interpreta opinando com convicção. Vou dar um exemplo disso que estou falando para facilitar a compreensão da questão e situar este artigo no tempo e no espaço. “Ah !, este professor é o melhor professor desta escola...”. Ouvi este comentário de um aluno quando um professor passava pelo grupo de alunos sentados ao redor da mesa na cantina do IFSUL – Campus Sapucaia do Sul do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, o antigo CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica.
Neste meio tempo em que eu também estava sentado ao lado deste grupo, em outra mesa na cantina, por isso pude ouvir essa pérola crítica, me veio a cabeça as seguintes indagações: Como este professor consegue ser o melhor na opinião do aluno? O que ele faz para ser o melhor? Qual a técnica, o procedimento que ele usa dentro da sala de aula para tornar-se admirado e respeitado pela sua autoridade intelectual? Será que eu posso ser assim também algum dia ? Bem, deixo aqui essas indagações no ar para que cada um de nós encontremos as nossas respostas. Eu tive a sorte, o privilégio de estar no lugar certo na hora certa e poder ouvir tal comentário valioso para os meus estudos e pesquisas, onde busco fundamentos que me orientem e que eu possa sustentar uma nova concepção de homem e de mundo dentro de uma sociedade de classes. Estou me esforçando muito para isso. Dentro do contexto, a visão do aluno que fez o comentário raro em relação a qualificação do professor não é percebida com freqüência e nem está afixada no mural das escolas como uma avaliação de uma pratica pedagógica de cada professor do corpo docente das mesmas, que situe o educador como um mestre que esta à frente do seu tempo numa atitude de vanguarda dentro do sistema educacional brasileiro. Emerge, neste momento uma reflexão e logo a seguir uma tomada de decisão para a analise, seleção e organização de novos conteúdos, métodos e técnicas de ensino que contemple o uso das novas tecnologias como meios aliados no processo de ensino/aprendizagem. Neste cenário impactante onde o aluno vem para a sala de aula com habilidades no manuseio dessas ferramentas tecnológicas o professor precisa convictamente voltar a apreender, ou reaprender para poder ensinar com competência e autoridade intelectual se deseja almejar o respeito e a admiração do seu aluno. Dessa forma o professor fortalecerá seu próprio ego e cumprindo sua missão de modificador de condutas obterá tal reconhecimento em forma de comentários informais no grupo de alunos. Como educador de vanguarda, o professor terá que ter seus olhos voltados na direção do horizonte almejando comportamentos inteligentes e atitudes além do seu tempo. Deverá, ainda, ter os seus pensamentos amarrados as necessidades e interesses dos alunos, em rede.
Profe.enio – maio de 2013.
|