Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 3934 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 320 O DILEMA VIVENCIADO PELO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO, HOJE.
O DILEMA VIVENCIADO PELO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO, HOJE. PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Enio Edson Garcia   
Qua, 17 de Abril de 2013 00:00

Artigo:O dilema vivenciado pelo profissional da educação, hoje,  é uma alternativa que, de fato, conduz a mesma conseqüência.

 

Na raiz dessa situação embaraçosa com duas saídas difíceis ou penosas está a vontade de mudar acompanhada por uma resistência igual ou maior como dizia o co-autor Frances do dicionário de psicanálise  Jean Bertrand Pontalis (1924 – 2013). Por um lado, os gestores e professores tendo que fazer a manutenção de seus empregos, e por outro a necessidade de aperfeiçoamento de suas habilidades e competências para lidarem adequadamente com as novas tecnologias que adentram nas salas de aula, sob pena de verem suas atuações menosprezadas pela instituição a qual representam,  e o mais grave ainda, pelos estudantes que nasceram junto com os novos recursos tecnológicos da informação e da comunicação os TICs, para citar alguns entre eles: smartfones, tablets, notebook, netbook, celulares com câmeras de foto e vídeo e tantos outros como lousas digitais, livros didáticos digitais, internet, redes sociais, blogs e páginas web.

 

Hoje, a convergências dessas  tecnologias ,interagindo de forma colaborativa, cooperativa, facilitando a comunicação, cada uma delas torna a atividade humana mais complexa e conduz ao dilema a que me refiro. Cabe aqui destacar uma observação colocada por Pierre Lévy (1999):

"A maior parte dos programas computacionais desempenham um papel de tecnologia intelectual, ou seja, eles reorganizam, de uma forma ou de outra, a visão de mundo de seus usuários e modificam seus reflexos mentais. As redes informáticas modificam circuitos de comunicação e de decisão nas organizações. Na medida em que a informatização avança, certas funções são eliminadas, novas habilidades aparecem, a ecologia cognitiva se transforma. O que equivale a dizer que engenheiros do conhecimento e promotores da evolução sociotécnica  das organizações serão tão necessários quanto especialistas em máquinas".

É recomendável, aos gestores e professores que ainda não o fizeram, assimilar, adaptarem-se a este universo. Sem essa cognição poderão se sentir imobilizados na sua atuação dentro da escola, sem condições para efetivamente entrarem na rede e compartilhar conteúdos pertinentes e contextualizados adequadamente em prol de excelência na educação postulado por Cosete Ramos em seu livro “ Excelência na educação: a escola de qualidade total, 1992”.

Mudar é, antes de tudo, mudar de ponto de vista sobre si, sobre os outro afirmava J.B. Pontalis. Seguindo a mesma lógica de pensamento do escritor ítalo Calvino em seu livro Seis Propostas para o Novo Milênio (1988): “cada vez que o reino humano me parece condenado ao peso... é preciso mudar de ponto de observação, é preciso considerar o mundo sob outra ótica, outra lógica”.

Incentivo-os, colegas, pela experiência que tenho desde o surgimento dos microprocessadores que deram origem aos microcomputadores (1981) a não ficarem imóveis, detidos numa certa idade, numa só posição (J.B.Pontalis) neste momento de suas vidas, perante ao grande desafio que temos para modelar o novo sistema de educação que surge no horizonte da nova escola. Se não houver tempo e condições para deslocamento até os pontos de aperfeiçoamento, participe de cursos de EaD a modalidade de educação que vem crescendo dia a  após dia pela qualidade e garantia de aprendizagem.

Entre na rede, ou no barco que nos conduzirá em direção à nova escola, a melhor alternativa para todos nós.

Professor Mediador de Aprendizagem

Profe-enio.

 

 

Autor deste artigo: Enio Edson Garcia - participante desde Seg, 18 de Março de 2013.

Veja outros artigos deste autor:

Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker