Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 3011 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 317 A Primazia da Educação
A Primazia da Educação PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Joana D'arc Mariano Taveira   
Qua, 13 de Março de 2013 00:00

A EDUCAÇÃO é um bem incomensurável! E o mais belo é que essa riqueza está ao alcance de todos, indistintamente.

Em um dos programas “Conexão”, o apresentador Roberto D’Avila e o sociólogo Domenico de Hasi discutiram a sobre o Brasil ser um modelo para o mundo contemporâneo. Foi citado o exemplo dos Estados Unidos como referencia em força militar, da China como país que se destaca em produção e competitividade, e a possibilidade do Brasil ser um modelo social que traga felicidade ao homem.

Fiquei meditando longo tempo e acredito que isto seja possível através de uma educação ampla, que vá muito além do ler e escrever, muito além da literatura, dos cálculos, do domínio de vários idiomas. Para que isto se concretize é necessária uma educação que contemple o lado espiritual do SER HUMANO em que valores e virtudes sejam desenvolvidos e cultivados, com a compreensão de que as maiores riquezas não necessitam de serem compradas, como é o caso dos laços familiares, da comunhão com os amigos, organizações, trabalho, vizinhança, o contemplar da natureza, o sol, o amanhecer, o verde, sem esquecer da transcendência, o contato com DEUS através da sintonia divina, da oração, da aceitação sem revoltas dos revezes que todos nós estamos sujeitos e das boas ações sociais.

Sentir e viver assim é deveras desafiante num mundo consumista em que vivemos. Estaremos protegidos se tivermos desenvolvido uma boa autoestima, se tivermos interiorizado limites e valores bem como desenvolvido as virtudes. E como isso é possível? Somente pela EDUCAÇÃO.

Igreja, Família são por natureza formadoras. Porém é inegável a importância da escola como instituição educativa.

Nada suplanta o professor. O que muda, diversifica são as metodologias, as estratégias e as abordagens curriculares.

Professores, assim como pai e mãe, são eternos. Seus exemplos e ensinamentos nos acompanham por toda vida. Como por osmose espiritual tudo é passado de geração a geração.

É o professor que com o seu conhecimento, sua presença, seu sorriso, seu olhar, sua fala, motiva e contagia seus alunos. Ao longo do tempo os professores tornam-se importantes para seus alunos e os alunos tornam-se também muito importantes para os professores devido as estreitas relações e ao tempo dedicado a eles. Como diz Saint Exupery “Foi o tempo gasto com sua rosa que a tornou tão importante”.

É fato que precisamos modernizar nossas aulas com tabletes e outros recursos digitais, mas sem endeusamento a essas novas tecnologias, pois esses recursos devem ser aceitos e usados como coadjuvantes didáticos, uma ferramenta a mais na busca do saber e do conhecimento. Os professores é que estão no comando, nada os pode substituir ou suplantar. Para isso fomos preparados durante toda nossa vida. Professores são eternos. Eternizam em seus alunos seus ensinamentos. TORNAR-SE PESSOA exige tempo e aprendizado e nesse processo os mestres são fundamentais.

Todo professor é um arquiteto que busca na formação de seu aluno torná-lo uma verdadeira obra de arte: UM HOMEM; CIDADÃO ÍNTEGRO E FELIZ.


Joana d’Arc Mariano Taveira

Pedagoga

Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

Autor deste artigo: Joana D'arc Mariano Taveira - participante desde Qua, 01 de Setembro de 2010.

Veja outros artigos deste autor:

Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker