Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 887 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 304 O que seria do sucesso Se não fossem as esposas
O que seria do sucesso Se não fossem as esposas PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 9
PiorMelhor 
Escrito por Angelica Bocca Rossi   
Qua, 25 de Julho de 2012 00:00

Michelli Obana fez uma declaração que está percorrendo as redes sociais. Não sei se foi ela que disse ou se disseram por ela, mas a frase é interessante, porém preocupante também.

(Em um jantar, Michelle Obama se deparou com um "ex-namorado". Ele era um dos cozinheiros da festa. Obama não se conteve em dizer: "Se você estivesse casada com ele, provavelmente seria uma cozinheira." Ela mais que rapidamente respondeu: "Não Obama, ele é quem seria o Presidente!)

Muitas mulheres “adoraram” o discurso da Michelle e muitos homens odiaram. Tenho um amigo que disse “...- é verdade, as mulheres sempre são responsáveis pelo sucesso dos seus maridos...”. Há que tenha achado pretensioso, afinal de contas não existem muitos relatos da formação da autora da celebre frase, o que faz com que ela pareça pretensiosa.

 

Bem vamos combinar que a mulher é a elegância em pessoa, até para sorrir ela tem classe, e ele também, não posso deixar de registrar a minha admiração por isso. E tal fato é que fez, sem sombra de dúvidas, com que as filhas do casal também sejam dotadas do mesmo tipo de comportamento, elegante e discreto ao mesmo tempo simpático, a família toda, diga-se de passagem. Mas o que eu quero abordar aqui não é a finesse, a elegância, a simpatia da família “real” dos Estados Unidos, mas o que há na frase dita pela primeira dama americana.

Admito, é claro, que o papel da esposa é fundamental na carreira do esposo. O homem depende sim das mulheres e não seria eu a mulher que afirmaria o contrário, mas, gostaria de ponderar sobre os talentos e competências de cada ser humano. É o que pretendo abordar aqui.

Em primeiro lugar gostaria de retirar da responsabilidade feminina o sucesso ou insucesso dos homens (maridos), pois, com a afirmação que fez a srª Michelle Obama, ficamos todas responsáveis pelos bons e pelos maus desempenhos de nossos maridos. Neste ponto quero lembrar que talvez o tal chef de cozinha pudesse se tornar o melhor chef de cozinha caso tivesse se casado com a Michelle e não o presidente dos Estados Unidos como mencionado. Se assim fosse, então que tipo de mulher é aquela que ora todas as noites para que seu esposo venha para casa sóbrio e quando ele chega, não consegue, se quer parar em pé(?). Ou ainda, como poderíamos classificar a esposa de um grande bandido, traficante, assassino... Ele “é como tal” por tê-la como esposa ou só se tornou “isso”, porque não tem uma Michelle ao seu lado, do contrario ele seria o presidente dos Estados Unidos???

Outra coisa que é importante lembrar é sobre a questão dos maridos deixarem suas esposas participarem de suas vidas profissionais. Quantas mulheres, historicamente falando, não sabiam nem de onde vinha o dinheiro que sustentava suas belas mansões e o luxo que ostentavam. Quantas mulheres atrapalham a vida de seus maridos com cenas de ciúmes, com escândalos públicos, gastos excessivos, etc e, ainda assim, seus esposos continuam sendo homens bem sucedidos.

Então, não vejo sentido nesta frase e reafirmo, talvez o tal chef teria se tornado o melhor de todos caso fosse casado com a Michelle.

Agora o ponto que considero mais importante e, por isso, deixei por último. O que devemos assimilar da frase, no mínimo, infeliz do Sr. Barack Obama?

No portal infoescola (http://www.infoescola.com), encontramos uma breve biografia do presidente dos USA, Sr. Barack Hussein Obama Jr., que demonstra sua formação e, pasmem, ele graduou-se primeiramente em Ciências Políticas, depois em Direito em 1991 (...em Harvard, Obama foi presidente da Harvard Law Review (uma espécie de jornal mensal para os acadêmicos). Entrou para a história, pois foi o primeiro negro a tornar-se presidente da Harvard Law Review.), conheceu e casou-se a Michelle somente em 1992, ou seja, ele já estava bastante preparado para a vida política e com sucesso. Claro que com a presença dela tudo ficou ainda melhor. Ela o apoiou, colaborou para que nada o atrapalhasse, esteve com ele em todos os momentos e tudo mais que sabemos que uma mulher faz pelo homem que ama. Mas, não o fez presidente, no máximo, colaborou para que isso acontecesse.

Então é isso. Quero deixar claro que acredito no poder da mulher, mas não concordo que “a mulher faz o homem”. Se assim fosse, todos os homens seriam bons “donos de casa”, todos seriam empresários bem sucedidos e ricos, todos seriam românticos, generoso, complacentes e adorariam sapatos.

Fica a dica para os homens que aproveitaram a frase para se esconderem atrás de suas esposas “não Michelles” e para as esposas que se sentiram incapazes, incompetentes porque seus maridos não são presidentes. Lembremo-nos sempre que capacidade e competência é característica de cada ser humano e não se adquire por osmose.

Sucesso para os maridos e tranquilidade para esposas...

 

Angelica Bocca Rossi

Pedagoga, pós-graduada em EaD

Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

junho/2012

 
Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker