Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2921 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 317 As fronteiras do Programa Ciências sem Fronteiras
As fronteiras do Programa Ciências sem Fronteiras PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 
Escrito por Hildelano Delanusse Theodoro   
Qua, 13 de Março de 2013 00:00

Destacado como uma das principais iniciativas do programa governamental do governo Dilma para a área educacional e com o sentido de uma possível universalização do acesso a troca de experiências internacionais e conseqüentes parcerias institucionais, o “Programa Ciência Sem Fronteiras” tem o mérito de levantar a questão da internacionalização do ensino em um país que deseja ser firmar no cenário internacional. Com previsão para a utilização de até 75 mil bolsas de estudos em vários países e sendo fruto da proposta conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), com a participação de suas instituição de fomento (Capes e CNPq), o programa (ou seja, de ações que visam uma permanência de ações com vários projetos incorporados) tem como proposta colocar a inovação, ciência e tecnologia do país em termos de aumento de mobilidade e excelência.

Isto deverá ser feito tanto através de estágios em instituições internacionais consistentes, como também pela atratividade e vinda de pesquisadores de várias partes do mundo. E com suas 06 modalidades de bolsas externas (graduação, tecnólogo, treinamento no exterior, doutorado sanduíche, doutorado pleno, pós-doutorado) e 03 internas (“Atração de Cientistas para o Brasil”; “Pesquisador Visitante Especial”, “Bolsa Jovens Talentos”), a meta referida se mostra ambiciosa e deve, ao mesmo tempo que louvada, ser analisada dentro de um contexto social, político e de ação de Estado.

Isto porquê as 18 áreas determinadas como prioritárias, inicialmente, se mostram aquelas vinculadas estritamente ao complexo das ciências exatas e biológicas, assim como as de tecnologia. Por certo são áreas que se demonstraram carentes de investimentos nos últimos anos no país e que necessitam de um programa conjunto de ações para sua estruturação. Por outro lado, o perfil acadêmico brasileiro tem grande histórico e relação de formação, inclusive de nível internacional, para as áreas de ciências humanas, ciências sociais aplicadas (o curso de Administração, por exemplo, tem em torno de 155 mil novos graduados a cada ano, e o de Direito, em redor de 87 mil novos bacharéis anualmente).

Mesmo que vistos sob o ângulo restrito de que ciência e tecnologia hoje representam um dos alicerces das grandes economias mundiais (EUA, Inglaterra) e no estabelecimento de performances de alto nível industrial e de valor agregado (Holanda, Japão), o Brasil pode e deve prever as ações do programa referido dentro de uma lógica de ação integrada. A causa para tal afirmativa poderia estar menos calcada na importância do aumento e consolidação de nossos parques industriais do que na possibilidade de que tal programa acirre o distanciamento entre as áreas de conhecimento, o que, inclusive, já aconteceu em alguns países (Rússia, África do Sul).

A conseqüência de tal processo foi que o campo científico se demonstrou fragmentado e os investimentos futuros nas políticas públicas privilegiaram setores que foram considerados estratégicos em comparação a outros, com aumento gradativo da incompatibilidade de interesses conjuntos para a gestão do Estado, por exemplo. Desta maneira, ainda que seja uma perspectiva de aumento da competitividade brasileira em um cenário de grande complexidade mundial, o Programa Ciência Sem Fronteiras também deverá estar atento, posteriormente, a incorporar o máximo de áreas possíveis a serem utilizadas em um planejamento conjunto sobre ciência e tecnologia. A partir de tal medida, a possibilidade de que a inovação (tecnológica, social, ambiental e, principalmente, institucional) realmente ocorra passa a ser, então, mais do que uma possibilidade, uma realidade possível de ser estabelecida. A proposta está feita, a promessa de integração, a ser cumprida.

 
Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker