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A democratização da educação superior através da Internet PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Revista Gestão Universitária   
Qua, 14 de Dezembro de 2011 00:00

 

A receptividade e o entusiasmo da população brasileira com a Internet são amplamente conhecidos, o que é atestado por pesquisas que apontam os brasileiros como campeões mundiais em horas de acesso semanais à web e recordistas em participação em redes sociais internacionais. De fato, o amplo acesso à Internet avança rapidamente entre as diferentes classes sociais no Brasil, sendo agora auxiliado também por políticas públicas de inclusão digital que buscam baratear o acesso a conexões de Internet banda larga em todo o país.

 

 

Também é fato que nos últimos anos, a Internet tem mudado a estrutura e funcionamento de vários segmentos da economia, da locação de filmes à compra de ingressos para atrações culturais, da reserva de passagens aéreas às compras coletivas em restaurantes e uma variedade de outros serviços. As tecnologias web passam agora a possibilitar a ampliação do acesso de estudantes ao ensino superior.

Diversas pesquisas indicam que a maior parte dos estudantes utiliza a Internet para pesquisar e escolher as instituições de ensino superior que desejam cursar. Este fato não tem passado despercebido por parte das faculdades, que desenvolveram ferramentas de diálogo com o seu público potencial por meio de ferramentas web como sites institucionais, hot sites de vestibular e páginas nas redes sociais como Facebook e Twitter. Contudo, essas iniciativas estão voltadas para ampliação dos canais de comunicação, não contribuindo efetivamente para um aumento da acessibilidade ao ensino superior.

O cenário atual da educação superior no Brasil se depara com o desafio de suprir a necessidade crescente de mão de obra qualificada por parte das empresas e resolver a ociosidade que já ultrapassa 50% das vagas disponíveis nas instituições de ensino. Atento a essa questão foi possível desenvolver uma nova ferramenta web visando oferecer aos estudantes de forma desburocratizada cursos superiores e de formação continuada, com mensalidades que apresentam descontos exclusivos ao longo de todo o curso.

O e-commerce de nicho, mais especificamente, as compras coletivas que nasceram com foco em necessidades específicas vêm contribuindo para uma mudança no cenário do mercado brasileiro.

Criar alternativas para que o mercado e a população possam contar com soluções viáveis no acesso ao que não apenas desejam, mas precisam, já são realidades presentes em nosso cotidiano. A internet e a tecnologia unem-se cada vez mais em prol da democratização, desde o universo da saúde até o campo educacional.

Atualmente, o acesso à educação já é potencializado por mecanismos de descontos importantes para a base fundamental rumo à mão de obra especializada e formação de pessoas. As iniciativas estão aí e devem ser notadas para um bem maior. A tecnologia, aliada ao poder da viralização da internet e a estratégias formatadas por especialistas nessas áreas são um prato cheio para um país mais bem instruído.

Ainda há muito o que se fazer, claro, mas já existe um movimento maior que deve ser notado para a construção de um país melhor. O melhor a se fazer é aproveitar.

Enfim o potencial criativo da internet vai ajudar milhares de estudantes a finalmente ter acesso ao ensino superior e, consequentemente, contribuir para uma nova geração de profissionais qualificados no Brasil.

* Luis Romel é Gerente de Marketing do Clube Educação (www.clubeducacao.com.br). MBA em Gestão pela Fundação Dom Cabral e Mestre em Marketing pela UFBA.

* Marcelo Ferreira é Gerente de Expansão do Clube Educação (www.clubeducacao.com.br). Graduado pela Harvard School of Business.

Por Luis Romel e Marcelo Ferreira*

 
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