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LIDERANÇA NA COORDENAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: LIMITES E CAMINHOS PARA A SUPERAÇÃO PDF Imprimir E-mail
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Escrito por LUIZ CARLOS BIANCHI FILHO   
Seg, 24 de Outubro de 2011 15:07

Refletir sobre o processo de liderança e suas dependências, como os compromissos assumidos que não podem ser realizados sem a colaboração de todos os atores envolvidos, é o papel da coordenação, que deve entender as diretrizes ou missão expressas no Projeto Pedagógico da Instituição.

Para tanto garantir as condições frente as múltiplas influências do ambiente na educação e ter uma visão sistêmica que o processo educativo necessita, norteiam uma  visão de futuro e de longo prazo que deve ser garantida reconhecendo a necessidade estratégica do planejamento como ferramenta para correção e adoção de medidas, baseadas no processo de tomada de decisão.

 

Assim permeando uma relação transparente do uso de recursos, como também o fato de estimular a participação de todos os envolvidos na gestão, refletem na melhoria continua dos resultados e na implementação da qualidade no ponto de vista pedagógico. Quando alinhado ao modelo administrativo se encontra o modelo pedagógico priorizando os investimento nas pessoas, permitindo definir limites e caminhos para superação dos desafios frente as mudanças educacionais dos cursos de graduação.

De fato estabelecendo uma relação entre liderança e coordenação de curso nos leva a dois vértices; o primeiro vértice é a posição, como reforça Drucker onde existem duas exigências para a liderança. A primeira é aceitar que é uma posição que não confere privilégios, mas que impõe responsabilidade, o segundo é o, desempenhos baseado nas políticas, comunicação e idéias onde Drucker reforça ainda que os líderes precisam ter integridade pessoal, ou seja, a liderança envolve a política a comunicação e as idéias. O líder é alguém que propõe uma visão de futuro e a partir dessa visão ganha seguidores.

Drucker  entende que Liderança tem como essência o desempenho, é um meio que serve para determinado fim, é, sobretudo, trabalho e que “a base da liderança eficaz é compreender a missão da organização, é defini?la e estabelecê?la de forma clara e visível”. Para o autor o requisito final da liderança eficaz é ganhar confiança, compreender que o líder fala sério, de que é consistente.

Sem o desempenho da equipe por meio do envolvimento dos autores, não existe autonomia e quando o líder conquista a autonomia, considerando sua posição, envolvimento e integridade pessoal, consegue planejar, organizar, executar e controlar o próprio projeto.

 

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LUIZ CARLOS BIANCHI FILHO

Coordenador

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Autor deste artigo: LUIZ CARLOS BIANCHI FILHO - participante desde Seg, 24 de Outubro de 2011.

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