Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 1154 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 277 Aprendizagem significativa no curso superior
Aprendizagem significativa no curso superior PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 
Escrito por Lilian Mazzini de Britto de Castro   
Qui, 16 de Junho de 2011 00:00

Aprendizagem é o ato de aprender e o tempo que se leva para aprender algo novo, é o meio utilizado capaz de alargar os conhecimentos e capacitar o ser humano a interagir no mundo de modo criativo e transformador. A aprendizagem não só é capaz, mas tem também uma grande responsabilidade no processo de formação do aluno e um meio de capacitação para atuação profissional. Partindo do pressuposto de que a universidade está vinculada a um sistema educacional coerente com o poder, ao analisar a importância do ato de aprender, não podemos dissociá-lo da instituição de ensino. É por intermédio dela que a aprendizagem se concretiza e se torna significativa.


Um dos grandes questionamentos e inquietações da nossa sociedade, teóricos e profissionais da área da educação é se as universidades realmente têm formado profissionais para atuarem no mercado de trabalho com competência e autonomia. Nos dias atuais existe interesse por parte dos professores e profissionais da educação sobre como se produz uma aprendizagem significativa e como se constrói o conhecimento.

É importante pensarmos o modo como às pessoas aprendem e as condições necessárias para a aprendizagem, bem como identificar o papel do professor e das universidades nesse processo. Muitas vezes o professor universitário sabe o que ensinar, mas não detém a pedagogia de como ensinar. Diante do exposto, procuramos encontrar respostas para as seguintes questões: Os alunos dos cursos superiores em nosso país aprendem de forma significativa a atuarem no mercado de trabalho? Alunos que têm saído dos campos universitários estão capacitados para atuarem como profissionais?

Com efeito, a instituição de ensino, seja secundário ou superior, é o lugar privilegiado e delegado pela sociedade para realizar a difícil tarefa de formar sujeitos capazes de atuarem na sociedade. Neste sentido, as universidades deveriam ultrapassar o modelo tradicional de somente ser transmissora do saber culturalmente acumulado para de fato exercer sua função de promotora de uma educação que constrói a democracia. Aprendizagem significativa é um dos grandes objetivos que está presente no processo de ensino e aprendizagem.

A questão da apredizagem é anterior aos bancos universitários e o aluno que chega a frequentar um curso de graduação deve chegar lá consciente da sua responsabilidade ao sair formado, é claro que não podemos delegar apenas as instituições essa responsabilidade o aluno têm uma grande participação no processo de ensino-aprendizagem. As universidades, faculdades e centro de ensino têm apresentado uma grande quantidade de teoria que nem sempre torna o aprendizado em significativo. Em sua grande maioria capacitam seus alunos apenas de forma teórica. Sabemos que na prática existem atividades muitas além da teoria aprendida nos bancos universitários.

Nem sempre ser portador de um diploma de graduação abre as portas do mercado de trabalho, somente o diploma não é capaz de atender as exigências do mercado que muitas vezes engloba saberes que não aprendemos em bancos universitários. Percebemos que é preciso ir além da graduação, é necessários se especializar na área escolhida para atuação profissional.

 

Autor deste artigo: Lilian Mazzini de Britto de Castro - participante desde Seg, 10 de Maio de 2010.

Veja outros artigos deste autor:

Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker