Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 3433 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Edições Anteriores 239 A Formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental
A Formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 8
PiorMelhor 
Escrito por Lilian Mazzini de Britto de Castro   
Qua, 01 de Setembro de 2010 00:00

                          A reflexão sobre o ensino da leitura na escola é muito importante nos dias de hoje. Nesta reflexão, é primordial analisar os fatores que impedem a formação de sujeitos leitores para que se possa apresentar caminhos de renovação e de qualificação na prática pedagógica relativa à leitura.

                            A leitura sempre teve e tem um papel social de grande interferência na sociedade, mas enquanto houver educadores com caráter dominador, o processo educacional será sempre excludente. O trabalho de leitura, na escola, tem por objetivo levar o aluno à analise e à compreensão das idéias dos autores e buscar, no texto, os elementos básicos e os efeitos de sentido. É muito importante que o leitor se envolva, se emocione e adquira uma visão de vários materiais portadores de mensagens presentes na comunidade em que vive, buscando sempre a democracia. Um trabalho de leitura e de formação de leitores precisa abordar tipos diversificados de textos, pois o mundo está em mudança constante e é preciso avançar de acordo com a tecnologia.

                           No âmbito escolar, percebemos que os alunos cada vez mais se afastam e se desinteressam pela leitura e é aí que se questiona a prática pedagógica, o ensino e o incentivo da leitura em sala de aula e as propostas de ação que podem levar as crianças a se tornarem “leitores competentes”.

                           Investir na formação de leitores é uma tarefa urgente. É preciso apostar que é possível ir muito além da alfabetização e que sujeitos leitores são capazes de olhar reflexivamente a realidade à sua volta e capazes de fazer a opção de mudá-la de alguma forma.

 

Autor deste artigo: Lilian Mazzini de Britto de Castro - participante desde Seg, 10 de Maio de 2010.

Veja outros artigos deste autor:

Please register or login to add your comments to this article.

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker