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Avaliação do desempenho docente e suas contrições para a gestão pedagógica das Faculdades ALFA |
Escrito por Sonilda Aparecida de Fátima Silva |
Qua, 05 de Maio de 2010 00:00 |
Avaliação do desempenho docente e suas contrições para a gestão pedagógica das Faculdades Alves Faria (ALFA). Sonilda Aparecida de Fátima Silva. e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . Mestra das Faculdades ALFA e doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Extremadura – Espanha. Orientadores Dr.Florentino Blásquez e Dr.Jesus Terrón González
RESUMO:
Este artigo analisa a avaliação do desempenho docente das Faculdades Alves Faria (ALFA), durante o período de 2001 a 2009, visando compreender como tais instrumentos têm contribuído com a formação docente e com a gestão acadêmica da Instituição. Foi adotada uma metodologia de investigação do tipo qualitativa (BOGDAN e BIKLEN 1994), com questionários e o software N-Vivo8. Finalmente, expõem-se as principais mudanças que ocorreram na ALFA, fruto de decisões tomadas após a obtenção dos dados da Avaliação Institucional.
Palavras-chave: Formação docente, gestão e avaliação institucional
A investigação aqui apresentada pretende contribuir fundamentalmente para o alargamento do conhecimento relativo às mudanças que possam ter ocorrido, no perfil do docente das Faculdades ALFA, por influência da Avaliação Institucional, no período de 2001 a 2009. Para a realização deste estudo foi adotada uma metodologia de investigação do tipo qualitativa, pois as suas características apontaram-na como particularmente adequada para a investigação que se quer realizar. Em traços gerais, busca-se investigar, pormenorizadamente, as diferentes questões formuladas a partir do ambiente natural dos participantes, indo de encontro ao que é defendido na investigação qualitativa. Uma investigação deste tipo permite ao investigador, por um lado, estudar as questões selecionadas em profundidade e detalhe (Patton, 1987) e, por outro, investigar toda a complexidade dos fenômenos em contexto natural (Bogdan e Biklen, 1994). Bogdan e Biklen (1994) destacam cinco características da investigação qualitativa: (1) a fonte direta de dados é o ambiente natural e o investigador é o instrumento principal de recolha de dados; (2) os dados recolhidos são descritivos; (3) o interesse do investigador centra-se sobretudo nos processos; (4) a análise dos dados é feita pelo investigador de uma forma indutiva; (5) o investigador interessa-se por compreender o significado que os participantes atribuem às suas experiências. Estas características, apesar de poderem não estar presentes de igual modo num estudo, determinam em grande medida o tipo de investigação que se quer fazer.
Durante a década de 90, diversas iniciativas de avaliação educacional foram instituídas no Brasil. A LDB, em seu artigo 9º, inciso VI, explicitou a responsabilidade da União em “Assegurar o processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino”.
Essa pesquisa ateve-se em analisar a avaliação do desempenho docente, durante o período de 2001 a 2009, visando compreender como tais instrumentos têm contribuído com a formação docente e com à gestão pedagógica da Instituição. Pretende-se discutir como os resultados foram incorporados á gestão institucional, que ações foram efetivadas e de que forma a avaliação institucional tem contribuído para melhorar a qualidade educacional. Os participantes na investigação – professores das Faculdades ALFA (em um total de 73), sobre os quais recaiu a recolha de dados, foram entrevistados e observados, sobretudo em contexto natural, uma vez que há já estabelecido um contato, mais ou menos prolongado, entre a investigadora e os participantes da pesquisa, na sala dos professores e demais departamentos da Faculdade. Este total de apenas 73 (setenta e três) professores deve-se ao fato de que a seleção dos docentes para a entrevista ateve-se aos docentes que estão nas Faculdades ALFA em um período superior a 5 (cinco) anos, uma vez que somente com um olhar longitudinal será possível observar as ações que foram efetivadas e de que forma os instrumentos de avaliação do desempenho docente contribuíram para melhorar a atuação do docente em sala de aula.
Foi realizada uma avaliação comparativa dos instrumentos e observou-se que os instrumentos em 2001 continham 43 questões e atualmente são 12 questões, sem contudo esquecer os critérios estabelecidos desde os primórdios da avaliação institucional das Faculdades ALFA que são as análises por grupos, Grupo 1 – referente a abordagem do conteúdo; 2 – referente a Ação pedagógico-didática; 3 – referente a Relacionamento aluno-professor; 4 - Interação Acadêmica com o mercado de trabalho e o grupo 5 que refere-se ao estabelecimento de critérios da avaliação, essa análise buscou entender como eles se modificaram ao longo dos anos e como buscaram contemplar (ou não) a crescente compreensão acerca da formação do professor, visando corrigir um possível problema de formação e condução em sala de aula, e objetivando elevar a qualidade da educação oferecida. Segundo Gonçalves e Peres (2002) “A avaliação deve ter como finalidade a orientação do trabalho dos formadores”.
O principal instrumento de recolha de dados foram a entrevista e questionários (docentes, gestores matriciais e coordenadores de Curso), orientados por uma pesquisa bibliográfica (referente a formação e atuação do docente) e análise documental (do Plano de Desenvolvimento Institucional(PDI), do Projeto Pedagógico Institucional(PPI), dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e dos Planos de Curso dos professores), visando traçar a triangulação necessária para dar maior validade à pesquisa. Para a análise qualitativa dos dados obtidos com as entrevistas feitas aos docentes, coordenadores e gestores matriciais, foi utilizado o software NVIVO8, um programa de computador capaz de classificar porções de textos para a construção de um corpus discursivo dos entrevistados. O NVIVO8 é um software orientado à análise de dados qualitativos e organiza o material coletado em tópicos ou eixos temáticos. Utiliza-se esta ferramenta informacional para os seguintes materiais passíveis de análise: entrevistas, artigos de jornais, transcrições de vídeo dentre outros, desde que seja um material qualitativo e passível de ser digitalizado (Teixeira e Becker: 2001).
Um percurso de vida é um processo de formação, em que, de forma dinâmica, se vai construindo a identidade pessoal e profissional do professor (Borralho & Espadeiro, 2004). É, também, um processo em que a pessoa se forma e se transforma, em interação com os pares e com os contextos. A partir dessa premissa deu-se início à analise dos resultados obtidos, tentando identificar de que forma o processo de avaliação institucional contribui com a formação docente e com a gestão pedagógica das Faculdades Alves Faria(ALFA). Entende-se a importância da vida do professor como fator formador (Nóvoa, 1992; Lelis, 2001), porém, vale ressaltar que considerar formação de modo tão amplo, entretanto, em muito dificultaria a análise dos questionários, optou-se pois, em considerar a atuação do professor em sala de aula, entendendo que a experiência docente e a sala de aula são de extrema importância na definição dos saberes dos professores (Tardif, Lessard, Lahaye, 1991). Segundo Tardif (2002) ao considerar os saberes dos docentes, pode-se diferenciá-los quanto a sua natureza, quer seja em sala de aula (como aluno do Ensino Fundamental e Médio), ou saberes provenientes da formação profissional (como aluno do Ensino Superior), ou saberes advindos dos programas de livros didáticos usados no trabalho (como docente) ou os saberes de sua própria experiência na profissão (sua atuação na sala de aula e na escola). Nesse trabalho, portanto, optou-se em associar o conceito de formação do professor com sua atuação na sala de aula e as análises da avaliação do desempenho docente, durante o período de 2001 a 2009.
Nesse contexto vale buscar a afirmação de Alarcão (2001), pois segundo ela não se pode conceber um professor de ensino superior que não se questione sobre as suas decisões educativas e o insucesso de seus alunos, que faça planos de aula e que leia criticamente os manuais e as propostas didáticas, que se questione as funções da escola e se elas estão sendo cumpridas ou não, ou seja, esse é o perfil do profissional reflexivo preconizado pelos princípios educativos estabelecidos nos documentos institucionais da ALFA. É nessa perspectiva que se justifica a escolha por investigar as ações desenvolvidas nas Faculdades ALFA, em relação à atuação docente, uma vez que existe uma preocupação continua com a avaliação do desempenho docente e após a realização dessa avaliação são traçadas ações de formação continuada para induzir o professor a refletir sobre sua atuação e conseqüentemente adquirir novos saberes. De acordo com o Gestor Matricial de Métodos quantitativos, ao ser questionado se a partir dos dados da avaliação institucional, preenchida pelos discentes, pode-se afirmar que os gestores matriciais da Faculdade ALFA tomaram medidas que tivessem como objetivo melhorar a atuação docente? Se sim, quais foram as ações? Sim! De posse da Avaliação Institucional de cada docente da Área de Métodos Quantitativos (MEQ), fizemos reuniões e discutimos cada um dos 09 itens que foram avaliados pelos alunos. A partir dessas discussões (que foram feitas individualmente), estipulamos metas para os itens que apresentaram baixo desempenho (notas menores do que aquelas alcançadas pela IES). A meta proposta diz respeito ao alcance de, pelo menos, a nota média da Instituição para cada item, já para o próximo semestre letivo. Por exemplo, o item Utiliza bibliografia diversificada, que sempre teve notas baixas para a Equipe de MEQ, foi motivo de novas estratégias por parte dos professores, que deverão apresentar, fisicamente, todas as obras que serão utilizadas ao longo das suas aulas. (Gestor de MEQ, 2010)
Quanto ao gestor matricial de Ciências Sociais e Afins ao ser questionado sobre quais foram as repercussões dessas ações para promoção de mudanças que tivessem como objetivo a qualidade institucional? Respondeu que:
Os professores foram receptivos e tem procurado se adequar, promovendo melhorias nas suas atividades. Tais melhorias têm sido acompanhadas pela gestão matricial. Entre essas melhorias podemos citar a atualização e diversificação da bibliografia, introdução de metodologias de ensino e utilização de novas tecnologias como a internet para o apoio às aulas, maior integração entre os docentes por meio da discussão coletiva do planejamento e da execução das atividades pedagógicas. (Gestor de Ciências Sociais e Afins, 2010)
Percebe-se, portanto, que construção do perfil docente é um processo de construção do sujeito historicamente situado, sendo este construído a partir da significação social da profissão; da revisão constante e das tradições. Nesse sentido, as ações tomadas pela Instituição têm como objetivo contribuir com a formação do docente, visando melhorar a sua atuação em sala de aula. Segundo Pimenta (1999) pode ser ainda ser construída, pelo significado que cada professor, enquanto ator e autor confere a atividade docente no seu cotidiano, a partir de seus valores, de seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações, de seus saberes, de suas angústias e anseios, do sentido que tem em sua vida a ser professor. (PIMENTA 1999, p. 18).
De acordo com Libâneo (2001) as práticas de formação de professores mais recentes são as que concebem o ensino como atividade reflexiva. Para o autor, o importante nessa filosofia é que o “professor pense não apenas em sua formação, mas também no currículo, ensino e metodologia de docência, o que ocasiona o desenvolvimento da capacidade reflexiva deste profissional sobre seu trabalho”. Libâneo (2001, p. 85), portanto, foi possivel verificar, que os gestores matriciais e os coordenadores de curso tem levado os docentes a refletirem sobre suas práticas, de forma a melhorar sua atuação em sala de aula.
CONSIDERAÇÕES QUASE FINAIS
Esse trabalho foi iniciado propondo-se a analisar os questionários de avaliação do desempenho docente e a utilização desses resultados pelos gestores da ALFA, assumindo a posição de que os grandes levantamentos quantitativos não podem ignorar os conhecimentos obtidos por meio de investigações educacionais de natureza qualitativa.
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