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Edições Anteriores 37 A interação Professor-Aluno
A interação Professor-Aluno PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Nilton Jehan Nascimento   
Qua, 03 de Novembro de 2004 21:00
Em todos os grupos sociais a palavra interação está presente, pois é por meio da troca que as informações são compartilhadas, e estas se transformam em conhecimento. No processo de formação e construção da sociedade, a comunicação foi um elemento impulsionador que gerou troca e desenvolvimento. Palavras como respeito e entendimento agregaram valor as culturas, e estas potencializaram o crescimento e geração do conhecimento. Através deste entendimento, podemos avaliar a grande importância que representa a interação entre professor e aluno, e o reflexo desta interação para a construção do conhecimento.

Em cada grupo de pessoas identificamos a constituição de um grupo social e através deste grupo geram-se identidades, desenvolvimento, compartilhamento e aprendizagem. Dentro deste grupo heterogêneo que compartilha o mesmo espaço em uma sala de aula, percebemos que a interação social se desenvolve por meio da relação professor-aluno e da relação aluno-aluno. Neste convívio diário o aluno compartilha com seus professores e com os seus colegas, desenvolvendo assim os seus hábitos, atitudes e valores. Esta interação é importante, pois agrega valor na geração de vínculo entre professor-aluno, contribuindo de maneira positiva para a construção do conhecimento. Como o professor tem a função de educador, ele deve estimular o interesse do aluno para o processo de aprendizagem, por intermédio de um processo pedagógico de interação. Esta interação pode ser alcançada quando se conquista a cumplicidade em sala de aula, onde professor e aluno correspondem de forma construtiva para o processo de troca, aprendizagem e respeito.

Quando existe maturidade nesta relação, a aprendizagem flui naturalmente e as barreiras são resolvidas de forma tranqüila e rápida. O diálogo gera o intercâmbio da construção coletiva do conhecimento, propiciando o crescimento tanto do professor quanto do aluno. Desta forma, o conhecimento passa a ser compartilhado em sala, propiciando a discussão sobre vários pontos de vista, até a correta definição e teste de entendimento sobre o assunto. Este entendimento irá formatar modelos e entendimentos sobre determinados assuntos, contribuindo para a satisfação do professor em propagar o conhecimento e do aluno em processar o conteúdo de forma adequada. Nesta troca podemos entender que a relação entre o professor-aluno deve ser estabelecida de forma interativa, para permitir que a confiança se estabeleça e por conseqüência gere uma cumplicidade entre as partes.

Conclui-se portanto, que em todos os grupos sociais valores importantes como liderança, respeito e cumplicidade, podem contribuir na relação de comunicação, gerando um melhor entendimento entre as pessoas. Quando trazemos esta comparação para a sala de aula, percebemos que quando existe uma boa interatividade entre professor-aluno, a construção do conhecimento ocorre de maneira rápida e objetiva, podendo ser percebida através da boa fluência de convívio e da satisfação para ensinar e aprender.
 

Autor deste artigo: Nilton Jehan Nascimento - participante desde Qua, 20 de Outubro de 2004.

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