Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 1375 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias A Alma da EAD
A Alma da EAD PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Revista Gestão Universitária   
Qua, 03 de Maio de 2006 21:00
A EAD é uma alternativa tecnológica que se apresenta em nível mundial e, especificamente, na sociedade brasileira, como um caminho privilegiado de democratização da educação


Diante desta reflexão, é necessário dimensionar toda estrutura necessária para desenvolver projetos em EAD (Educação a Distância). Mais do que nunca os processos do ensino virtual mesclado com períodos presenciais, configuram hoje o modelo desenvolvido por muitos cursos a distância. No que se refere o virtual, todo suporte pedagógico e tecnológico deve convergir ao rendimento máximo do aluno. Não se pode esquecer que por décadas o ensino presencial, graduação, pós-graduação e outros atuaram no modelo tradicional de educação em sala de aula com professor.

Quebrar este ciclo referendado pela Educação a Distância requer atrativos em ambientes digitais que no mínimo possam despertar o interesse do aluno para essa avançada solução pedagógica em educação. É certo que a flexibilidade espacial proporcionada pela EAD não prejudica outras atividades pessoais e profissionais, mas requer uma nova organização do aluno em vista do seu tempo e suas tarefas. Um curso a Distância requer mais da pessoa e o convida e escrever mais sobre suas opiniões. O quesito emocional é também muito importante representado pela ausência física de um professor que desempenha não só o papel do mestre, mas sim da segurança e da afetividade. Afetividade esta, também revelada no ensino adulto, através da palavra ou simplesmente pela presença.

Para auxiliar alunos em curso de EAD, ferramentas devem ser implementados neste processo onde Professor e Tutor tem todas as condições em sua disciplina de atingir os conteúdos programáticos. A constante atualização nas práticas pedagógicas a serem desenvolvidas na EAD, deve ser a meta dos profissionais desta área. Não basta somente o tempo dispensado nas atividades sincrônicas, e sim entender que o perfil deste profissional está em constante mudança, acompanhando as tendências mundiais na Educação a distância que hoje tem uma missão nobre na socialização do conhecimento.

Sobre Marco Aurélio Benites:
Formação:
Jornalista formado pela Universidade Federal do rio Grande do Sul. Pós-Graduando no Curso Informática na Educação pelo CINTED-UFRGS

Histórico:
Profissional voltado ao ensino das Novas Tecnologias na Educação. Experiência como docente na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio grande do sul.

 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker