Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 1928 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias Ensino Superior à distância já é realidade na Universidade Federal
Ensino Superior à distância já é realidade na Universidade Federal PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Revista Gestão Universitária   
Ter, 04 de Abril de 2006 21:00
Universidade Federal de Pelotas abre o curso de Licenciatura em Matemática à Distância.

Uma aula de Matemática transmitida simultane-amente para três cidades diferentes da Zona Sul do estado marcou no final da tarde de ontem o ingresso definitivo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no complexo mundo do Ensino Superior à distância. A atividade abriu o curso de Licenciatura em Matemática à Distância oferecido para 123 estudantes da região, que nos próximos quatro anos cursarão a faculdade através de computadores, vídeo-aulas e teleconferências. "Este é um processo do qual não há mais volta, o ensino à distância veio para ficar", comemorou a coordenadora do curso, Gertrudes Dandolini.

O curso piloto que foi elaborado durante três anos funcionará a partir de três cidades pólo: Canguçu, Turuçu e Jaguarão. Em cada uma destas cidade há uma turma de 41 estudantes e uma estrutura de apoio da UFPel que conta com um laboratório equipado com dez computadores ligados à Internet, além de equipamentos de vídeo e áudio e uma biblioteca com 200 volumes.

CURSO FUTURISTA
As aulas chamadas de presenciais (com a presença de professores) serão realizadas aos sábados nos turnos da manhã e da tarde, mas durante toda a semana os alunos terão atividades programadas no sistema do curso, bem como poderão contar com apoio de professores que estarão a disposição na sede do curso, em Pelotas. "As pessoas têm a visão de que o curso à distância é mais fácil, mas isso não é verdade. A dedicação do aluno deve ser a mesma do curso presencial e ele será muito cobrado neste sentido", advertiu a professora Gertrudes Dandolini.
Os alunos que possuírem condições tecnológicas, como acesso à Internet, poderão realizar parte do curso sem sair de casa. As provas, entretanto, serão feitas nos pólos sob a supervisão dos professores tutores (responsáveis por conduzir o trabalho nas em cada uma das cidades).
Embora haja apenas três cidades pólo, os 123 alunos estão espalhados por todo o sul do estado, inclusive em Pelotas. Para atender um público cada vez maior, a UFPel pretende ampliar para 14, o número de pólos de ensino à distância nos próximos anos.

PRÓXIMO PASSO
O curso de Matemática, mal começou, mas a UFPel já prepara um novo passo: a abertura do curso de Pedagogia à distância. A notícia foi divulgada em Bagé no final de semana e a idéia é inserir o curso na estrutura da Universidade do Pampa (Unipampa). O curso oferecerá as habilitações de Educação infantil, Séries Iniciais e Educação de Jovens e Adultos. Detalhes sobre o processo seletivo e as cidades de abrangência devem ser divulgados nas próximas semanas.
 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker