Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2041 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias MEC autoriza novo curso a distância
MEC autoriza novo curso a distância PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Revista Gestão Universitária   
Qua, 05 de Abril de 2006 21:00
Unincor recebe autorização do MEC para realizar cursos a distância

O Ministério da Educação (MEC) credenciou na última semana mais uma universidade mineira para realizar cursos a distância. Pelo método, os estudantes não precisam freqüentar a sala de aula para se formarem.

Essas pessoas terão acesso aos conteúdos utilizando meios de comunicação - como computador e telefone. A Universidade Vale do Rio Verde (Unincor), que foi autorizada a implantar o sistema, pretende organizar uma rede no Estado para oferecer cursos na área da educação e formação de professores.

Além da Unincor, duas universidades públicas - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) - e duas particulares - Fumec e Centro Universitário do Sul de Minas - oferecem o sistema.

Segundo o reitor Adair Ribeiro, o interesse da universidade começou com o projeto Veredas, da Secretaria de Estado da Educação, do qual a Unincor participa há mais de dois anos.

"A partir daí tivemos um conhecimento acumulado, uma visão melhor sobre educação a distância para uma grande quantidade de pessoas", afirmou. Até hoje, a universidade formou cerca de 1.500 profissionais no curso normal superior através do Veredas. A intenção é dar início aos cursos no próximo semestre.

As inscrições serão feitas via Internet. Nas cidades pólos será contratado um tutor para orientar os alunos da região. As turmas terão até 20 alunos, que contarão com livros e apostilas.

A Internet é usada para uma conversa esporádica com professores que ficam em um núcleo de experiência dentro da sede da Unincor, em Belo Horizonte.

"Também vamos trabalhar com momentos presenciais, que são importantes para a formação dos futuros educadores. É o momento em que o aluno tem um contato direto com os professores e a instituição", afirmou o reitor.

A princípio, a universidade vai oferecer o curso normal superior e, posteriormente, o de pedagogia, com foco na formação básica, ensino fundamental e educação infantil. Mas segundo Ribeiro, a proposta aprovada é aberta para outros cursos, como administração de empresas.

Há ainda um estudo para a implantação de cursos seqüenciais, com menor tempo de duração - dois anos.

Quanto aos estágios supervisionados, exigência do MEC para os cursos que formam professores, a proposta do reitor é realizar parcerias com escolas públicas e privadas da cidade onde estiver o aluno. "Outro detalhe é que as provas são presenciais e é dada pelos professores nas cidades pólos", ressaltou Ribeiro.
 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker