Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 1333 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias Novas formas de utilizar e-learning
Novas formas de utilizar e-learning PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Revista Gestão Universitária   
Sex, 31 de Março de 2006 21:00
Pequenas empresas, escolas e até ciber cafés também podem oferecer cursos virtuais, aumentando o tempo de utilização das máquinas e a rentabilidade.

Muitas vezes, quando se pensa em e-learning, a idéia que vem à cabeça é de que apenas grandes corporações e pequenos usuários domésticos utilizam o método.

As formas utilizadas por eles, já conhecemos: em casa, quem já tem alguma intimidade com computadores, mas quer aprender novos programas, usa os cursos virtuais. De outro lado, as grandes empresas transformam os seus programas de treinamento em Ensino a Distância, principalmente, visando diminuir custos.

Mas o e-learning pode ser usado de várias outras formas. A Selftrain, por exemplo, é uma empresa que treina e desenvolve profissionais em administração aplicada, gestão de negócios e convívio social, assim como ensina aliar a produção científica à prática do dia a dia nas organizações e na vida pessoal. Percebendo a insatisfação dos empreendedores com o formato presencial tradicional de cursos e ainda buscando uma forma de lidar com a concorrência que não oferece qualidade, mas tem custos muito baixos, buscou na webAula S/A uma solução de ensino virtual que atendesse às suas necessidades. "Buscamos agregar diferenciais que justifiquem eventual valoração do serviço prestado e conseqüente rentabilidade", explica o diretor da Selftrain Rogério Lins.

A Selftrain utiliza um "mix" de metodologias. Lins conta que os programas são compostos de sessões de auto-desenvolvimento via internet, utilizando os recursos da plataforma webAula, sessões presenciais, trabalhos individuais e em grupo, jogos de negócio e um processo de avaliação do ensino muito bem estruturado. Como nem todos os alunos estão adaptados a esta nova forma de aprendizagem, a empresa ainda preparou um curso de 15 horas, composto basicamente de técnicas de estudo que familiarizam o aluno com a tecnologia e metodologia de ensino e que o desafiam ao crescimento pessoal e incorporação de novos hábitos e conhecimentos.

O diretor da Selftrain acredita que as maiores vantagens para o aluno são a flexibilidade de horário e o baixo custo. Já para a empresa, o e-learning oferece maior aproveitamento dos Cyber Spaces e um maior número de alunos com menor estrutura e menos dependência de instrutores. Com isso, a oferta de cursos pode ser maior, com menor custo. "O investimento inicial é maior, porém a partir de 1.200 alunos a rentabilidade cresce muito. Com 1800 alunos pagantes pode-se obter rentabilidade de 41% do faturamento mensal", conta Rogério Lins que contabiliza hoje mais de 3000 alunos virtuais.

Mas não são apenas as escolas de treinamento e informática que podem diminuir seus custos e oferecer mais cursos a um preço mais baixo. "Os cartões pré-pagos da webAula podem ser vendidos ou oferecidos por muitas outras instituições para seus usuários", explica Marcos Resende, diretor executivo da webAula S/A. As faculdades e universidades podem usar este recurso para beneficiar seus alunos, pois têm um tempo ocioso de seus laboratórios de informática que podem usados para qualificação. Já os ciber cafés podem oferecer mais do que simples acesso a e-mails e sites e assim acabar lucrando ainda mais com a venda dos cartões pré-pagos de cursos pela internet e o aumento no tempo de uso do maquinário do seu estabelecimento. "O cartão pré-pago é um método simples e inteligente de propiciar aos alunos acesso a cursos pela internet de qualquer lugar e a qualquer hora", diz Resende.

Sobre a webAula S/A - Joint venture dos grupos Zargon, de Belo Horizonte e Poliedro, de Brasília, vem ao longo dos últimos anos ampliando sua forma de atuação no mercado de ensino à distância e hoje é uma das poucas empresas que oferece uma solução completa de e-Learning, abrangendo os quatro pilares do ensino - Instituição, Tecnologia, Conteúdos e Gestão do Conhecimento. É referência nacional em aprendizado pela internet, sendo reconhecida com diversos prêmios e certificados, como Prêmio Candango, e-Learning Brasil 2002, 2003, 2004 e 2005, certificado ISO 9001:2000 e certificada no padrão SCORM pela ADL nos Estados Unidos.
 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker