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Ensino a distância pode mudar as bases da educação no Brasil PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Revista Gestão Universitária   
Ter, 21 de Março de 2006 21:00
Com o aval do Ministério da Educação, as instituições de ensino superior poderão oferecer cursos de graduação a distância.

O ano de 2006 é um marco na história da educação brasileira. Este será o primeiro ano em que as instituições de ensino superior poderão oferecer cursos de graduação a distância com o aval do Ministério da Educação. O governo federal, através do Decreto n°5622, de 19 de dezembro de 2005, regulamentou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece as bases legais para a modalidade de educação a distância.

Na UFSC, a trajetória do Ensino a Distância (EAD) começou em 1995. No início, o foco era a pesquisa e a formação de pessoas através de projetos de extensão. Com a liberação do MEC para o EAD nos cursos de graduação, o objetivo da UFSC se voltou para a ampliação da universidade e de sua atuação no interior do Estado.

As primeiras turmas de cursos de graduação a distância começaram as aulas na última sexta, dia 3, em seis pólos de ensino criados pela UFSC no interior de Santa Catarina. Ao todo, serão 500 alunos beneficiados com uma vaga nos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática.

Autoridades acompanham videoconferência, em Araranguá

Entre dezembro de 2005 e fevereiro de 2006 foram criados os pólos de Araranguá, Tubarão, Lages, Criciúma, Turvo e Laguna. O chefe do gabinete da Reitoria, Áureo Moraes, afirma que outros sete pólos de EAD serão inaugurados pela UFSC ainda este ano.

Segundo o vice-reitor da UFSC, Ariovaldo Bolzan, "o projeto de educação a distância visa, principalmente, a formação do professor que terá seu desdobramento com a melhoria da qualidade do ensino fundamental e médio e, conseqüentemente, a facilitação do acesso da população à universidade".

Por causa desse foco na formação do corpo docente, que 80% das vagas nos cursos de EAD foram destinadas a professores da rede pública do Estado. A seleção dos novos alunos foi feita através de um vestibular com edital aberto para todo o Brasil.

O vice-reitor acredita, ainda, que essa modalidade de educação beneficiará, também, o ensino tradicional, que conta com a presença do professor em sala de aula. "O advento da internet e o barateamento das telecomunicações, que permitem a realização de videoconferências, fazem com que o EAD surgisse dentro da universidade como um campo de pesquisa de investigação e está, naturalmente, incorporando essa tecnologia no ensino presencial. Isso vai fazer com que haja uma melhoria no ensino presencial também", afirma.

Outro curso a distância que será oferecido pela UFSC a partir deste ano é o de Letras/Licenciatura com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A UFSC irá trabalhar em parceria com outras oito instituições de ensino superior.

A recente aprovação da Lei de Libras, assinada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, estimulou as instituições de ensino superior a ministrarem o novo curso. A lei determina um prazo de 10 anos para que todas as instituições ofereçam a disciplina de Libras.

O edital para o processo de seleção dos alunos ainda não foi divulgado, mas já estão garantidas 500 vagas ao todo, que serão distribuídas igualmente pelas nove instituições que integram a parceria. Desse total de vagas, 70% está reservado para os instrutores de Libras anteriormente capacitados pelo MEC e 30% para usuários de Libras que já tenham concluído o ensino médio.

As instituições que compõe a parceria são a UFSC, a Universidade Federal de Santa Maria, a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Federal do Amazonas, a Universidade Federal do Ceará, a Universidade de Brasília, a Universidade de São Paulo, o Instituto Nacional de Educação de Surdos e a Universidade Estadual de Goiás, que ainda está em processo de negociação.

UFSC firma parceria com Universidade do Maranhão

Desde 2004, a UFSC tem um convênio com a Universidade Virtual do Maranhão (UNIVIMA) e oferece um curso a distância de Licenciatura em Matemática. Neste projeto, são oferecidas 500 vagas distribuídas em 10 cidades do Maranhão.

Segundo o vice-reitor da UFSC, Ariovaldo Bolzan, esta parceria foi criada pois a própria UNIVIMA não poderia oferecer o curso, já que não é uma universidade na acepção. A Universidade Federal do Maranhão foi solicitada, mas não quis oferecer curso nenhum, pois não está capacitada para isto.

Os professores da UFSC ministram as aulas presenciais por videoconferência. Os alunos recebem um material impresso produzido pela própria UFSC e estudam através do Ambiente Virtual de Ensino. Além disso, têm a presença dos monitores nos pólos para orientar e tirar dúvidas.

Ensino a Distância deverá modificar a formação do professor

O coordenador do curso de Pedagogia da UFSC, Reinaldo Matias Fleuri, acredita que o modelo de Educação a Distância (EaD) deverá mudar a formação intelectual e educacional do corpo docente. ?É preciso que a formação dos professores seja desenvolvida nesse novo paradigma complexo de interatividade, que significa estabelecer uma relação entre múltiplos sujeitos, em múltiplos contextos, numa rede interativa?, afirma Fleuri.

Ele ressalta, ainda, que a formação e a prática de uma educação complexa que usa as novas tecnologias exige muito mais esforço econômico, social e pessoal. "Mas eu acho que esse empenho vale a pena, porque é melhor gastar tempo e energia do que desperdiçar esta energia para desenvolver um processo disciplinar, que muitas vezes não só é ineficaz, como nocivo, porque forma pessoas incapazes de dialogar, de criar ou de problematizar a própria realidade", completa.
 

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