Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 1320 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias Aluno do ProUni que precisa trabalhar pode ter bolsa para continuar estudando em horário integral
Aluno do ProUni que precisa trabalhar pode ter bolsa para continuar estudando em horário integral PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Revista Gestão Universitária   
Sex, 03 de Março de 2006 21:00
Por Valtemir Rodrigues

Brasília – Cerca de 4,5 mil alunos atendidos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) terão direito a uma bolsa de R$ 300, para permanecer na faculdade. São os estudantes de cursos com período integral, que dedicam todo o dia às atividades acadêmicas e não podem trabalhar. As normas da chamada Bolsa Permanência foram publicadas no Diário Oficial da União no dia 24 de fevereiro.

O objetivo da iniciativa é atender os estudantes com dificuldades de permanecer na faculdade por conta dos gastos com o curso. Um exemplo é a estudante de enfermagem, Carla Maria dos Anjos, que teve de deixar o trabalho para estudar. "As passagens e os livros são os meus colegas e parentes que me ajudam a pagar. Moro muito longe da faculdade, pego dois ônibus, gasto quatro horas para chegar na aula. É um esforço muito grande".

De acordo com o secretário executivo do Ministério da Educação, Jairo Jorge, mesmo com o ProUni muitos estudantes têm dificuldades por ter de arcar com transporte, material didático e alimentação. Ele lembrou que a bolsa foi criada para atender esses estudantes e ajudá-los a concluir o curso superior."Tão importante quanto entrar na faculdade é poder permanecer nela. É isso que estamos desenvolvendo com essas bolsas".

"O ProUni está revolucionando o ensino nas universidades porque dá oportunidade a jovens que têm talento e capacidade, mas que antes não tinham oportunidade de acesso à universidade. A bolsa vem para consolidar o programa e garantir a esses jovens poder concluir um curso superior", disse.

O benefício se destina exclusivamente a estudantes dos cursos de agronomia, ciência da computação, enfermagem, engenharias, farmácia, fisioterapia, informática, medicina, odontologia e veterinária. Serão selecionados apenas os estudantes desses cursos que têm bolsa integral e uma renda média familiar de até R$ 450.

A seleção dos bolsistas será feita a cada semestre e o dinheiro começa a ser repassado aos alunos neste ano. Quem quiser saber mais informações pode ligar, de graça, para o telefone 0800 616161ou acessar o endereço eletrônico do programa na internet (http://www.mec.gov.br).
 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker