Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 1748 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias Professores do estado serão graduados a distância
Professores do estado serão graduados a distância PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Revista Gestão Universitária   
Sex, 20 de Janeiro de 2006 21:00
Docentes da rede estadual de ensino farão licenciatura nas áreas de matemática e ciências biológicas

Mais 1.080 professores da rede estadual serão licenciados através de cursos a distância, sendo 700 na área de matemática, graças a convênio com a Universidade Salvador (Unifacs), e 380 em ciências biológicas, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O Programa de Formação para Professores, criado em 2003 pelo governo do estado, já ofereceu 3.500 vagas em oito cursos do núcleo comum de educação básica, sendo três mil com aulas presenciais e 500 pelo método a distância. A meta, até o fim do ano, segundo a Secretária de Educação, Anaci Bispo Paim, é licenciar seis mil professores para o exercício do magistério.

Com o método da educação a distância, a secretaria está podendo estender o programa de formação para os professores que atuam em áreas mais distantes dos grandes centros urbanos. Novas turmas deverão ser lançadas, este ano, nas áreas de química e letras com inglês, em convênio com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Como não temos campis em todos os municípios, a educação a distância é uma ferramenta importante, porque nos permite alcançar justamente os profissionais que mais precisam, por estarem longe dos principais centros urbanos, explica a diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Iara Soares. O IAT é responsável pela execução do programa, em parceria com sete universidades: as quatro estaduais (Uneb, Uesc, Uefs e Uesb), a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Unifacs e a Universidade Católica do Salvador (Ucsal).

Segundo Iara Soares, o programa de formação, que tem por objetivo licenciar os professores da rede que só possuem certificado de ensino médio ou de licenciatura curta, já promoveu cursos nas áreas de matemática, física, química, biologia, história, geografia, letras com português e letras com inglês. É um programa que tem um impacto social muito grande, porque qualifica os professores e melhora a qualidade do ensino, diz ela, frisando que todas as despesas são custeadas pelo governo estadual.
 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker