Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 1858 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias Liberada inscrição de projetos de graduação a distância
Liberada inscrição de projetos de graduação a distância PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Revista Gestão Universitária   
Ter, 20 de Dezembro de 2005 21:00
A partir do dia 21 até 13 de Abril de 2006, os 5.560 municípios brasileiros, os 26 estados e o Distrito Federal poderão informar ao Ministério da Educação se querem participar da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A partir de amanhã, 21, até 13 de abril de 2006, os 5.560 municípios brasileiros, os 26 estados e o Distrito Federal poderão informar ao Ministério da Educação se querem participar da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O edital da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), publicado no Diário Oficial da União de hoje, 20, abre prazos para a apresentação de projetos de pólos municipais para a oferta de cursos de graduação a distância.

O objetivo da Seed é abrir espaço aos municípios, estados e Distrito Federal para que digam se querem e como planejam oferecer educação a distância, pública e de qualidade, em parceria com as instituições federais de ensino superior (Ifes) e com os centros federais de educação tecnológica (Cefets). As aulas serão dadas por meio de televisão, teleconferência, internet ou outro meio tecnológico. No próximo concurso para o ensino superior, cerca de 100 professores devem ser contratados especialmente para este fim.

Para o secretário de Educação a Distância, Ronaldo Mota, o MEC está incentivando a associação e a formação de pólos de pequenos e médios municípios que queiram receber atendimento regional por meio da UAB. A Universidade Aberta do Brasil é um programa do MEC, em conjunto com o Fórum das Estatais pela Educação e em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Andifes).

Pelo edital, os municípios devem apresentar projetos de criação de pólos de apoio presencial para os cursos de graduação que desejam ter na região e descrever a infra-estrutura do pólo: laboratórios didáticos e de informática, bibliotecas, recursos tecnológicos; descrição dos recursos humanos: tutores presenciais, equipe técnica e administrativa de apoio; a lista de cursos de graduação e o número de vagas. Paralelamente a esta atividade, a Seed vai consultar as Ifes e Cefets da região sobre sua capacidade de atender às demandas expressas pelos municípios e selecionar os pólos que vai apoiar em 2006/2007.

Calendário ? A Seed fixou um calendário que vai da inscrição dos projetos ao início da oferta dos cursos: inscrição, de 21 de dezembro de 2005 a 13 de abril de 2006; análise das propostas, de 17 de abril a 30 de junho; divulgação dos resultados, de 3 a 7 de julho; formalização dos convênios, de 10 de julho a 31 de agosto; de setembro de 2006 a fevereiro de 2007, atividade de adequação dos pólos, preparação de tutores, produção de materiais didáticos; previsão de início dos cursos, março de 2007. Consultas ao edital podem ser feitas na página eletrônica da Seed, opção Universidade Aberta do Brasil. Eventuais dúvidas, escrever para Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker