Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 2255 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias MEC define as regras para ensino superior a distância
MEC define as regras para ensino superior a distância PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Revista Gestão Universitária   
Qua, 21 de Dezembro de 2005 21:00
O governo federal editou decreto ontem definindo regras para a oferta de ensino superior a distância e lançou a Universidade Aberta do Brasil, programa cuja meta é oferecer 100 mil vagas gratuitas em 2007, em cursos criados por universidades federais.

O governo federal editou decreto ontem definindo regras para a oferta de ensino superior a distância e lançou a Universidade Aberta do Brasil, programa cuja meta é oferecer 100 mil vagas gratuitas em 2007, em cursos criados por universidades federais. A ampliação do ensino superior a distância, que já ultrapassa 70 mil estudantes no País, é uma das apostas do Ministério da Educação (MEC) para expandir federais e dar diploma a professores de educação básica na rede pública que não tiveram acesso à faculdade.
O decreto estabelece que a criação de cursos de graduação a distância só poderá ser autorizada pelo MEC e o Conselho Nacional de Educação. Os diplomas terão a mesma validade que os tradicionais, de cursos presenciais.

Até 21 de abril de 2006, prefeituras e governos estaduais poderão enviar propostas de parceria ao MEC para aderir ao Universidade Aberta. A idéia é que 55 instituições federais de ensino superior respondam pelos cursos, enquanto as prefeituras e os governos paguem as despesas de funcionamento dos pólos, isto é, os locais onde funcionarão laboratórios, serão aplicadas provas e haverá encontro presencial de no mínimo uma vez por semana entre o estudante e seu tutor.

MODELO ? O secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota, disse que o modelo pedagógico da Universidade Aberta do Brasil mistura ensino a distância com encontros presenciais. O MEC pretende investir cerca de R$ 100 milhões no ano que vem para treinar professores e preparar o material didático que será usado em 2007. Um projeto piloto de curso de administração a distância para 3,5 mil alunos será lançado no primeiro semestre de 2006 em vários Estados. Mais informações podem ser obtidas pela internet (http://portal.mec.gov.br/seed).
 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker