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Embratel: na sintonia com o e-Learning PDF Imprimir E-mail
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Escrito por Revista Gestão Universitária   
Qua, 26 de Outubro de 2005 21:00
A empresa competitiva precisa investir no conhecimento e desenvolvimento de seus funcionários


Investir no conhecimento e no auto-desenvolvimento dos colaboradores tornou-se uma peça-chave para uma empresa ser competitiva, pois com o acesso à tecnologia e as informações circulando numa velocidade muito rápida, o diferencial do negócio realmente passou a ser focado nas pessoas. Dentro desse contexto, as empresas abrem espaço para um investimento que garante retorno: a educação corporativa. No Brasil, por exemplo, cada vez mais as empresas voltam ações para essa área. Mas, enquanto algumas companhias ainda estão "engatinhando" e aprendendo a lição, existem outras que são consideradas pioneiras e que já contam com uma vasta experiência no desenvolvimento do capital humano.

Um exemplo sólido de empresa que investe no desenvolvimento de pessoas pode ser visto através da Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel) que desde o início da década de 70 mostrava preocupação com essa questão e devido à localização geográfica das suas unidades, já utilizava o conceito de educação a distância. Para isso, naquela época, a empresa recorria à distribuição de textos junto aos seus funcionários. Já na década de 80, entra no ar a TV Executiva da Embratel, mais um canal de comunicação interna que surgiu para disseminar o conhecimento, através de uma linguagem educacional, entre os profissionais das diversas áreas da organização. E finalmente em 1995, com a implantação da Intranet, a organização passa a contar com um novo conceito de educação a distância - o e-learning.

A Embratel é uma empresa provedora de telecomunicações e que oferece uma grande variedade de serviços, dentre os quais: telefonia local e de longa distância, voz avançada, transmissão de dados em alta velocidade, Internet, comunicação de dados por satélites e redes corporativas. A organização é líder em serviços de dados e de Internet no Brasil. A rede Embratel possui cobertura nacional em quase 29 mil quilômetros de cabos ópticos, representando cerca de um milhão e sessenta e nove mil quilômetros de fibras ópticas. A Embratel e suas subsidiárias, BrasilCenter, Star One e Click 21 totalizam cerca de 12 mil profissionais.

Segundo Ana Rosa Chopard Bonilauri, gerente-geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Embratel, no período de implantação da Intranet, a empresa também disponibilizava outros recursos a favor do desenvolvimento dos profissionais. Para isso, utilizava ferramentas como, por exemplo, vídeos, CD Rom, entre outros. "Nossa primeira iniciativa para a utilização do e-learning surgiu através de uma parceria firmada com a PUC, onde foi desenvolvida uma plataforma que deu bases para nosso trabalho", relembra Ana Rosa, ao acrescentar que o primeiro conteúdo divulgado através do sistema estava voltado para contabilidade financeira e que tinha como público-alvo os gerentes da empresa.

Para alcançar um novo patamar e fortalecer ainda mais a educação corporativa, em 2004, a empresa investiu na implantação de um novo software de gerenciamento de aprendizagem. Graças a essa nova plataforma, a Embratel conseguiu levar a educação corporativa para além das suas fronteiras físicas, estendendo-a para todos os funcionários, parceiros de negócios e até mesmo familiares. Um dado importante é que todo o conteúdo da Intranet é coordenado pela Universidade Corporativa Embratel (UCE) que está diretamente ligada à área de Recursos Humanos.

No sistema da Intranet Embratel, existem espaços destinados a cada área da empresa e como não poderia ser diferente, o setor de Recursos Humanos também utiliza o sistema para levar o desenvolvimento para cerca de 12 mil funcionários da organização. "É justamente dentro da Intranet da área de RH que a Universidade Corporativa disponibiliza ferramentas para o desenvolvimento das pessoas", complementa Ana Rosa, ao mencionar que uma das preocupações da empresa é oferecer conteúdos que incluem desde aspectos técnicos até comportamentais. Segundo ela, através da Intranet os colaboradores podem ter acesso a livros, audiobooks, CDs, vídeos e uma grande variedade de cursos on-line e presenciais, que são realizados em locais e horários definidos.

Devido ao número significativo de colaboradores e ter unidades em todos o país, a gerente-geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos, afirma que o e-learning traz muitas vantagens para a organização. Dentre essas, ela destaca que os profissionais estão ávidos por se atualizarem a todo o momento e a busca pelo autodesenvolvimento tornou-se uma necessidade para sobreviver no mercado. Além disso, continua Ana Rosa, com a Intranet a empresa pode utilizar uma mesma linguagem para atender a funcionários de todo o Brasil, tornando o conteúdo homogêneo. "Para se ter uma idéia das vantagens do ensino a distância, para promovermos um curso presencial, o gasto por profissional fica em torno de 850 reais. Quando realizamos um treinamento a distância, o custo fica em torno de 300 reais. Isso é uma economia muito significativa, principalmente quando a empresa precisa atender a um público tão significativo quanto o nosso", reforça.

Nova aquisição - Uma das mais novas aquisições, que passou a fazer parte do conteúdo da UCE, via Intranet, foi o programa de autodesenvolvimento lançado pelo RH.com.br. Através dessa ferramenta, os colaboradores têm acesso a textos objetivos que enfocam temas contemporâneos e desenvolvidos por profissionais especialistas nas mais diversas áreas. Com esse programa específico, os colaboradores da Embratel têm ao alcance assuntos como desempenho, trabalho em equipe, comunicação interpessoal, carreira, ética, grupos, liderança, motivação, soluções de conflitos, tomada de decisão, entre outros. "Normalmente, costumamos recomendar as leituras para nossos colaboradores e essa leitura está sendo usada como estudo complementar. A aceitação tem sido positiva, pois além de lerem o material, os funcionários também costumam comentar, trocar idéias, debater sobre os temas que foram abordados nos textos", finaliza Ana Rosa.
 

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