Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 1416 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias UniBennett aposta na educação à distância
UniBennett aposta na educação à distância PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Revista Gestão Universitária   
Seg, 24 de Outubro de 2005 21:00
Vantagem competitiva no mercado, aprimorar performance e desenvolver competências é isso que as empresas têm buscado ao capacitar seus profissionais.


Para atender à crescente demanda de empresas por cursos para a especialização de seus funcionários, o Centro Universitário Metodista (UniBennett) está investindo no mercado de cursos à distância, principalmente pela Internet, para firmar seu espaço neste novo mercado. Com a criação do Núcleo de Estudos Corporativos (NEC), a instituição de ensino espera fazer convênios com pelo menos dez empresas até o fim deste ano.

De acordo com a coordenadora do NEC, Eleonora Jorge Ricardo, os primeiros contratos deverão ser fechados nos próximos dias. Ela não revela os nomes das empresas, mas adianta que entre elas há uma estatal e uma empresa da área de alimentos.

- Essa estratégia de investir nos cursos à distância para empresas, mais do que ação da UniBennett, é política do Governo federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do Ministério da Educação. A visão do Governo é de que o investimento na educação corporativa aumenta a competitividade das empresas nas exportações - afirmou Eleonora.

A coordenadora disse que a educação corporativa encontra-se em franca expansão, e que a tendência é de que esse mercado amplie-se. Dados da Associação Brasileira de Educação à Distância (Abed) indicam que, no ano passado, mais de 1,1 milhão de brasileiros fizeram algum curso pela Internet no País.

Eleonora lembrou que dados atualizados até maio deste ano mostram que cerca de 200 empresas já adotaram esse sistema educacional para melhorar a capacitação de seus empregados.

- Acredito que, de lá para cá, esse número foi ampliado - afirmou Eleonora.

Para brigar forte nesse novo mercado, a UniBennett está investindo na capacitação interna se seus profissionais. Eleonora destacou que os cursos que serão oferecidos pela instituição buscam aumentar a vantagem competitiva no mercado, aprimorando a performance e desenvolvendo competências necessárias aos negócios de cada companhia.

Sob medida A coordenadora de educação corporativa do UniBennett explicou que em princípio, os cursos serão direcionados especificamente para empresas, ou seja, serão desenvolvido sob medida para cada companhia, baseado em estudos com a área de Recursos Humanos da empresa, que fará um levantamento das principais necessidades em cada caso.

Eleonora disse que, futuramente, o UniBennett vai permitir que 20% das disciplinas cursadas na graduação sejam feitas à distância. Isso permitirá que os alunos possam racionalizar melhor seus horários, já que muitos não conseguem cumprir os horários pré-determinados em função de problemas de tempo.

Na visão da professora, os cursos pela internet são uma opção cada vez econômicas para as empresas e de maior alcance, além de permitir maior agilidade ao quadro funcional de cada companhia.

- Empresas, como a Petrobras, a Vale do Rio Doce e a Caixa Econômica Federal desenvolvem parcerias com outras universidades há bom tempo. A Embratel foi pioneira nesse tipo de educação - disse ela.
 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker