Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 1494 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias Para facilitar o acesso à faculdade, estabelecimentos de ensino do País oferecem educação a distância
Para facilitar o acesso à faculdade, estabelecimentos de ensino do País oferecem educação a distância PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Revista Gestão Universitária   
Seg, 17 de Outubro de 2005 21:00
O método de Ensino a Distância faz com que as pessoas não parem de estudar


De acordo com o Ministério da Educação (MEC), apenas 11% da população brasileira, na faixa etária de 18 a 24 anos, tem acesso ao Ensino Superior. Para mudar esse quadro, a Educação a Distância - feita por meio de carta, rádio ou internet - já está sendo oferecida em 54 estabelecimentos de ensino em todo o País. No Distrito Federal, três centros dispõem da modalidade.

De acordo com o diretor de Política de Educação à Distância, Hélio Chaves, em 30 dias o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará o decreto que vai regulamentar os cursos, permitindo a equivalência geral e irrestrita entre diplomas presenciais e a distância. O decreto vai dizer quais são as implicações da oferta da qualidade da educação a distância.

Aprendizado

Para Chaves, o método de ensino a distância propõe inserir mais elementos na relação de aprendizagem e aumenta a possibilidade de agregar outras fontes de conhecimento. O professor passa a ser um guia amigável, facilitando o acesso a educação. Já o aluno, por sua vez, precisa ser disciplinado para concluir um curso dessa natureza, ressalta ele, acrescentando que, sem uma sistemática de estudo, o aluno passivo fica para trás.

Ele disse, ainda, que o programa Pró-licenciatura - criado para formação de professores - pretende até o final de 2006 preencher 50 mil vagas para licenciatura, principalmente nas disciplinas de Matemática e Ciências, áreas mais deficitárias em termos de professores. Apesar de 88% do total de cursos superiores a distância serem destinados aos cursos de formação de professores para educação básica.

Importância

O diretor ressaltou também a importância do projeto, principalmente, para aquelas pessoas que, pela necessidade de trabalhar, acabam se afastando dos estudos. Este método quebra a barreira do tempo e flexibiliza a possibilidade de estudo. Mesmo com tempo curto, com um pouco de dedicação qualquer pessoa pode retomar os estudos e concluir o Ensino Superior, ganhando mais capacidade de disputar uma vaga no mercado de trabalho, avalia.

Chaves alerta os interessados em cursar o ensino a distância que procurem junto à Secretaria de Ensino a Distância do Ministério da Educação informações sobre o credenciamento da instituição que está oferecendo o curso. Pela atual legislação, a educação a distância não deverá ser utilizada na Educação Infantil e Ensino Fundamental. É preciso ter cautela na hora da escolha da entidade que oferece o curso, diz.
 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker