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Projeto integrador como uma prática pedagógica para o desenvolvimento de competências |
Escrito por Adriano Fernandes Cardoso |
Qua, 22 de Setembro de 2004 21:00 |
A administração é pródiga em estudar as transformações que ocorrem no mundo do trabalho e desenvolver novas teorias com base nas experiências empÃricas, contribuindo dessa forma para a construção do conhecimento. Já a pedagogia pouco se apropria dessa evolução, deixando assim de aproveitar excelentes experiências que podem ser adaptadas para a academia. Uma prática usual nas organizações modernas é a criação de equipes interdisciplinares, que atuam sinergicamente no desenvolvimento de projetos. Compostas por pessoas de diversas áreas da empresa, que atuando em equipe, articulam e compartilham suas competências sobre um determinado assunto, realizando as ações planejadas para o alcance dos objetivos definidos. Com essa prática, ocorre uma série de ganhos transversais, como o aumento da rede de contatos, integração entre os diversos setores diminuindo as barreiras existentes, maior circulação das informações, melhora no relacionamento interpessoal, visão sistêmica da organização e análise da situação sobre diferentes pontos de vista, o que corrobora para o processo de aprendizagem organizacional. Por outro lado, no meio acadêmico, tem-se uma organização curricular, estruturada por meio de grade de disciplinas, que "prendem", os professores e alunos a um sistema rÃgido de conteúdos a serem cumpridos em uma determinada carga horária. O conhecimento é desenvolvido de forma fracionada, onde cada disciplina está vinculada a um determinado professor, que pouco interage com os seus pares para realização de projetos em comum, não eliminando ou reduzindo as fronteiras existentes. O desenvolvimento de projetos integradores tem como objetivos a aplicação de atividades interdisciplinares entre os vários temas abordados, o trabalho em equipe, a contextualização, a aprendizagem conjunta entre os alunos e professores envolvidos e o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) a serem aprendidas pelos alunos, com a utilização de diversos ambientes de aprendizagem e formas de avaliação, visando a demonstração de atitudes adequadas e a aplicação prática dos conhecimentos. Segundo Perrenoud (1) "só se pode desejar saber ler, calcular de cabeça, falar alemão ou compreender o ciclo da água, quando se concebem esses conhecimentos a seus usos". Como exemplo de projeto integrador pode-se citar a criação de um site para a Internet, onde se envolveriam as disciplinas de informática, lÃngua portuguesa e inglesa com os respectivos professores, para que juntos com os alunos contextualizem os conteúdos de cada disciplina, aplicando-os em um caso prático, fazendo com que os mesmos demonstrem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à elaboração do projeto. Essa prática pedagógica requer uma coordenação atuante que incentive a participação de professores e alunos, além de maior comprometimento e apoio por parte da direção escolar, em função de maiores despesas, porém os resultados obtidos são recompensadores, pois quando se aprende fazendo a aprendizagem se torna mais prazerosa e eficaz. *** (1) PERRENOUD Ph. Dez novas competências para ensinar; Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. |
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