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A expansão do Ensino Superior Brasileiro |
Escrito por Adriana de Fátima Santos |
Qua, 15 de Setembro de 2004 21:00 |
Transformando a matriz herdada de modelos medievais, a universidade hoje é a instituição à qual as sociedades modernas atribuem a tarefa de produzir, exercer um indispensável papel crÃtico e pôr em circulação o saber nas diferentes áreas da ciência, das humanidades, das artes e da tecnologia. O fato notável - e que contraria o discurso privatista posto em voga a partir da década de 90 - é que, em todo o mundo, as melhores universidades são aquelas que têm o anteparo do Estado e são sustentadas majoritariamente com recursos públicos. O interesse da sociedade pela educação superior tem aumentado significativamente. Na realidade, pode-se dizer que a história do progresso humano coincide com a história dessas instituições. No Brasil, a educação superior é parte integrante da história da sociedade brasileira. A literatura mostra que a chegada da FamÃlia Real Portuguesa em 1808, fugindo das forças napoleônicas, foi a razão inicial para criação das primeiras escolas superiores brasileiras, devido principalmente a pressões exercidas pelas elites da sociedade de forma geral. Alguns levantamentos revelam o aparecimento das três primeiras instituições de ensino superior no Brasil: Escola de Medicina do Rio de Janeiro, Escola de Medicina da Bahia e Escola de Engenharia e Arte Militar do Rio de Janeiro. Hoje, o ensino superior no Brasil viabiliza-se em cerca de 900 instituições de ensino. Pouco mais de uma centena é constituÃda como universidade. As demais são estabelecimentos isolados de ensino superior ou federações de escolas integradas. Segundo dados oficiais do Ministério da Educação de 1994, existem quase 2.000.000 de alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil. As universidades - federais, estaduais e municipais - abrigam menos de 50% dessas matrÃculas. A abertura de novas universidades particulares, bem como de centros universitários, faculdades e escolas, muitas vezes de baixo nÃvel e de alto custo, vem gerando falsas expectativas na sociedade. Esta expansão do ensino superior brasileiro corre de forma desenfreada, sem o mÃnimo de planejamento e até mesmo sem a avaliação das caracterÃsticas socioeconômicas da região onde são instaladas as respectivas instituições. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), lei complementar à Constituição Federal, esclarece em seu artigo 43, entre outros, os seguintes pontos: A educação superior tem por finalidade: 1) estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espÃrito cientÃfico e do pensamento reflexivo; 2) formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contÃnua; 3) incentivar o trabalho de pesquisa e investigação cientÃfica, visando ao desenvolvimento da ciência e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem no meio em que vive . Fica claro que é um grave erro expandir o ensino superior sem respeitar as condições mÃnimas para a formação de bons profissionais e, portanto, cidadãos. A função das instituições de ensino não é apenas a de instruir. É, sobretudo, a de educar. Por isso, o aumento do número de instituições privadas de ensino superior que buscam somente formar profissionais, sem realizar pesquisas ou atividades de extensão, representa um atraso de dezenas de anos no progresso do nosso paÃs. O Brasil precisa sim de novas instituições de ensino superior, mas que exerçam suas atividades de ensino, pesquisa e extensão de modo sério, produtivo e inovador. Infelizmente, não é o que vem ocorrendo no Brasil. Bibliografia REALE, M. A educação no Brasil. Folha de S. Paulo, mar. 2000. RIBEIRO, D. A universidade necessária. São Paulo: Paz e Terra, 1969. VELOSO, N.A. Administração em educação. Rio de Janeiro: Livros Técnicos, 1999. MORHY, Lauro (org.). Universidade em questão. BrasÃlia: Ed. Universidade de BrasÃlia, Vol. 1, 2003. DURHAM, Eunice R. e SAMPAIO, Helena (org). O ensino superior em transformação. São Paulo: Núcleo de Pesquisas Sobre Ensino Superior - NUPES, 2001. SAMPAIO, Helena Maria Sant'Ana. O ensino superior no Brasil: o setor privado. São Paulo: Hucitec; FAPESP, 2000. Revista Linha Direta - Educação por escrito - Publicação Mensal dos SINEPEs, ANACEU, AEBJ, CONSED e SEBRAE-MG. Revista Ensino Superior - Editora Segmento |
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