Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 1108 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias Comissão premia pré-vestibular para negros e carentes
Comissão premia pré-vestibular para negros e carentes PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 
Escrito por Ag. Envolverde   
Sex, 17 de Outubro de 2003 21:00
O projeto Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro) foi um dos quatro ganhadores do prêmio Darcy Ribeiro de Educação, concedido anualmente pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara dos Deputados. A deputada Mariângela Duarte (PT-SP), que indicou o Educafro ao prêmio, considera que o trabalho da entidade auxilia na diminuição do déficit de investimento social, principalmente em ações educacionais voltadas aos negros e estudantes carentes do país.

O Educafro nasceu da experiência dos pré-vestibulares comunitários, a partir de um debate na Pastoral do Negro de São João do Meriti (RJ), onde foi iniciado, em 1997. Hoje existem 118 núcleos que promovem os pré-vestibulares e facilitam o ingresso de carentes no ensino superior. Mais de 20 faculdades particulares são parceiras e fornecem no total 1,5 mil bolsas aos estudantes do Educafro.

No Rio de Janeiro, projeto de lei do deputado Chico Alencar (PT-RJ) permite que os alunos voluntários que lecionam no Educafro possam contar o período como estágio no curso, o que fez aumentar o número de professores. "Antes mesmo que se discutisse essa questão das cotas, o projeto Educafro já abria as portas das universidades para a comunidade negra e carente", afirmou o deputado.

O prêmio foi criado há três anos para destacar trabalhos inovadores de professores ou de entidades em prol da educação. A premiação deve ocorrer no final deste mês.
 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker