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Diretrizes educacionais podem ser influenciadas pelo valor que aluno dá a curso |
Escrito por Ag. Envolverde |
Qui, 23 de Outubro de 2003 21:00 |
Desenvolvida na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, a dissertação de mestrado Valor em serviços educacionais teve por finalidade interpretar o conceito subjetivo de valor, e verificar o quanto ele pode ser importante na implementação de polÃticas educacionais, tanto para a instituição quanto para o aluno. O estudo realizado pela administradora Tânia Veludo de Oliveira avaliou 27 alunos de três diferentes modalidades de pós-graduação da FEA: mestrado, doutorado e MBA (curso de especialização). A base para a pesquisa foram entrevistas com os estudantes, que procuravam verificar, por meio de questões materiais, como opinião sobre as instalações da escola, e subjetivas, a que os alunos atribuem valor no processo educacional. As atribuições de valor foram divididas em cinco segmentos: compartilhamento, aprendizado, pertencimento, autoconfiança e contribuições/deveres. De modo geral, observou-se que os alunos de MBA concedem valor de maneira diferente dos de mestrado e doutorado, cursos mais voltados à área acadêmica. A pesquisadora verificou que, embora seja um serviço, a educação necessita de interpretações diferentes da relação público alvo-instituição. "Nesse serviço, mais do que em qualquer outro, os resultados devem aparecer a longo prazo", justifica. Para Tânia, por muitas vezes o conceito de valor pode erroneamente ser atribuÃdo a aspectos que não necessariamente trazem benefÃcios para o estudante no futuro, como por exemplo um critério menos rigoroso na hora de avaliação, que apenas "forneceriam uma satisfação momentânea ao aluno".(AgênciaUSP). |