Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 1153 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias Entidades se mobilizam pelo aumento de verbas para a educação
Entidades se mobilizam pelo aumento de verbas para a educação PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Ag. Envolverde   
Ter, 14 de Outubro de 2003 21:00
Cerca de 120 entidades da sociedade civil, integrantes da Campanha Nacional pelo Direito à Educação organizam nesta quarta-feira, 15, o Dia Nacional de Mobilização por uma Educação de Qualidade. Ocorrerão manifestações em Brasília e mais 16 estados, para reivindicar melhoras para a educação pública brasileira. Com as manifestações, pretende-se sensibilizar as autoridades para a necessidade de rever o orçamento da Educação, principalmente os nove vetos ao Plano Nacional de Educação (PNE) que impedem a ampliação dos investimentos na área. Um dos principais prejuízos dos vetos é a impossibilidade de elevar o investimento em Educação para 7% do PIB.

O Brasil está entre os países que apresentam o pior desempenho na alfabetização de seus estudantes e um dos mais baixos investimentos por aluno, segundo pesquisa da Unesco/OCDE (2003) que comparou a realidade de 41 países. O país investe por aluno metade do valor do Chile e da Argentina e um sétimo do que é gasto na Áustria e nos Estados Unidos. O Brasil somente está melhor em relação ao Peru e à Indonésia. Nas escolas públicas brasileiras encontram-se 87% dos estudantes do país - cerca de 57 milhões de crianças, jovens e adultos.

“Em nossa avaliação a educação pública não está na agenda do Congresso e do governo, o que se traduz na reduzida proposta orçamentária apresentada este ano. Sempre se disse que a Educação é uma prioridade. Mas é preciso traduzir isso em números, em investimentos”, afirma Denise Carreira, coordenadora geral da Campanha, sobre o orçamento da Educação aprovado em 2004. Para as entidades integrantes da Campanha, é preciso aumentar os recursos, de forma a garantir o cumprimento da Lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Magistério (Fundef).

O símbolo do Dia Nacional de Mobilização por uma Educação de Qualidade é a Ciranda, brincadeira infantil na qual as crianças dançam em roda. Assim, nos estados em que ocorrem as manifestações serão realizadas, em locais públicos, grandes Cirandas, composta por educadores, estudantes e outros atores sociais. Para a mobilização foi composto o jingle “É hora de colocar a educação pública no centro da roda”. Além de Brasília, as Cirandas serão realizadas nos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker