Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 1789 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias Cursinhos pré-vestibulares alternativos crescem em São Paulo
Cursinhos pré-vestibulares alternativos crescem em São Paulo PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Ag. Envolverde   
Sex, 24 de Outubro de 2003 21:00
Dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Educação (FE) da USP mostra que os cursos pré-vestibulares alternativos, destinados principalmente a alunos de baixa renda vindos do ensino público, se expandiram na cidade de São Paulo durante os anos 90. O estudo analisou a trajetória de 17 cursinhos que funcionaram na cidade entre 1991 e 2000, e destaca a atuação dos cursos em movimentos que reivindicam a ampliação do acesso às universidades públicas.

Segundo o autor do estudo, o pedagogo João Galvão Bachetto, em 1990 existia apenas um cursinho alternativo em São Paulo, o Cursinho da Poli. "Ao longo da década de 90, houve uma grande expansão da matrícula de alunos no ensino médio, gerada pela eliminação da repetência no ensino fundamental", explica. "Este crescimento aumentou a procura pelo ensino superior, e os pré-vestibulares alternativos surgiram para atender alunos que não teriam como pagar as mensalidades dos cursinhos comerciais."

Os cursinhos alternativos possuem diversas formas de seleção dos alunos, podendo usar e combinar critérios acadêmicos (aplicação de provas), econômicos (renda familiar) e sociais, como no Núcleo de Consciência Negra (NCN), onde 70% dos alunos selecionados são negros.

Os cursinhos alternativos, segundo a pesquisa, desempenham um papel importante nos movimentos populares pela ampliação do acesso ao ensino superior, ao adotarem políticas de interferência no vestibular. "Cursinhos de todo o país têm entrado com ações na Justiça pedindo isenção das taxas do vestibular nas universidades públicas", afirma Bacchetto. "Algumas universidades já concedem isenções e o governo federal deixou de cobrar pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) depois de várias ações judiciais de pré-vestibulares alternativos", conta. (AgênciaUSP).



 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker