Login

Sugestões

Faça o login e visualize as sugestões

Usuários on line

Nós temos 1790 webespectadores online

Revista

Gestão Universitária

Notícias Brasil investe pouco no setor de Ciência e Tecnologia
Brasil investe pouco no setor de Ciência e Tecnologia PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 
Escrito por Ag. Envolverde   
Sex, 24 de Outubro de 2003 21:00
O Brasil investe atualmente cinco vezes menos no setor de ciência e tecnologia do que investia há 20 anos. A afirmação é do pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Francisco de Assis Marques, que participou de mesa de discussão no seminário Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento do Paraná, que acontece em Curitiba.
Segundo ele, "Nos preocupa os rumos que a Ciência e a Tecnologia, a produção científica e a do conhecimento estão tomando no nosso país. Para desenvolver estas áreas é preciso somente dois tipos de investimento - em capital humano e o financeiro", analisou.

Para Marques, é preciso que o Brasil tenha um projeto de desenvolvimento de Ciência e Tecnologia vinculado com as necessidades da sociedade, dando suporte a um projeto de soberania. Durante seu discurso, o professor mostrou números relacionados ao setor. Nos Estados Unidos, são formados 40 mil doutores por ano, sendo que 80% deles são absorvidos pelo mercado. Já no Brasil, foram formados apenas 6.200 doutores, em 2002.

Outros dados do Banco Mundial mostram o resultado de uma pesquisa feita com 150 países. Destes, 80 não tem expressão em desenvolvimento na área de Ciência Tecnologia. Apenas 22 são considerados avançados cientificamente, dentre os quais estão inseridos Estados Unidos, Japão e Alemanha. Outros 24 países estão no setor dos em desenvolvimento e mostram uma baixa média em produção tecnológica. O Brasil está na lista dos 24 países considerados proficientes, com base científica razoável, mas com pouca aplicação de seu conhecimento. (com Nota 10)


 

Copyright © 2013 REDEMEBOX - Todos os direitos reservados

eXTReMe Tracker