Login
Sugestões
Faça o login e visualize as sugestões
Rede Mebox!
Usuários on line
Nós temos 3447 webespectadores online
As opiniões que aqui são expressadas não representam necessariamente a posição da Rede Mebox.
Os comentários postados são de responsabilidade única e exclusiva de quem os postou.
Nilton Facci
Captar aluno, na ótica de algumas instituições particulares, tem sido compreendida como "conseguir clientes". É o que particularmente vejo. O "vestibular" é visto como apenas uma forma de obter dados sobre o "cliente". Realizado o "vestibular", a instituição entra em contato, informando sobre os cursos à disposição, com a preferência por aquele que a pessoa assinalou na ficha de inscrição. Após conseguir que sua ficha financeira fosse aceita, isso ocorrendo com o aval de pelo menos duas pessoas com patrimônio comprovado, a pessoa era incluida na turma. Passados os anos do curso, vários percebiam que apenas "passavam" pelo tal curso. A vida real fazia a parte dela, isto é, os prováveis conhecimentos que achou que obteve (as notas da escola assim permitiram pensar), eram colocados frente a frente com a infugível e até infalível realidade. Infelizmente, ao que vejo, isso tem mudado pouco. Uma pergunta: algum Coordenador pode mudar isso?. Díficil. Muito difícil essa realidade infalível.
14 anos atrás
Quem sou
Informação básica
- Sexo
-
Masculino
- Aniversário
- 02/09/1959
- Sobre mim
- Bacharel e Mestre em Contabilidade e Controladoria. Professor no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá. Professor em cursos de Especialização. Áreas de atuação: Planejamento Empresarial; Planejamento Tributário. Coordenador-Adjunto do curso no Campus Regional de Cianorte.
Informações de contato
- País
- Brasil
Grau de instrução
- Colégio / Faculdade / Universidade
- Universidade Estadual de Maringá
- Ano de graduação
- 1989
Claiton Muriel Cardoso compartilhou um link com http://www.enciclopediadaeducacao.com.br/
Sem imagem | LEGISLE de Administração Universitária |
3138 dia atrás
Abigail França Ribeiro Bom estar de volta à Rede Mebox. Difícil é ouvir que haverá mudança de Ministro da Educação!!!
Edilma Cotrim da Silva
curtiu isso.
3915 dia atrás
Abigail França Ribeiro respondeu uma discussão Devolução de provas aos alunos - Há uma legislação que fundamenta esta questão? no grupo Registro Acadêmico
Concordo com o Tiago: atender a norma no meio físico vai ser o CAOS!
Edilma Cotrim da Silva
curtiu isso.
3915 dia atrás
Claiton Muriel Cardoso adicionou nova postagem no mural do grupo, Secretaria Acadêmica Digital
Excelente os comentários do Tiago. É isso aí quem tem SEAD esquece não precisa incinerar documentos. Parabéns
3930 dia atrás
Abigail França Ribeiro MEC suspende ingresso de estudantes em 270 cursos em todo o país . Veja aqui:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19310.
3961 dia atrás
Abigail França Ribeiro Educação superior
MEC suspende ingresso de estudantes em 270 cursos em todo o país
Quinta-feira, 05 de dezembro de 2013 - 17:15
Tweet - divulgue esta matéria no twitter
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta quinta-feira, 5, a suspensão de ingresso de novos alunos em 270 cursos de graduação do país. A medida já vale para os atuais processos seletivos. A lista completa das instituições será publicada nesta sexta-feira, 6, no Diário Oficial da União. Durante entrevista, em Brasília, o ministro apresentou as medidas de regulação e supervisão tomadas com base nos indicadores de qualidade do ensino superior referentes a 2012 — conceito preliminar de curso (CPC) e índice geral de cursos (IGC).
Em uma escala até 5, os conceitos 1 e 2 são considerados insatisfatórios. Instituições de ensino e cursos ficam sujeitos a medidas de regulação e supervisão. “Nossa obrigação é assegurar qualidade aos estudantes”, disse Mercadante. “Precisamos continuar expandindo, mas com qualidade. Não tem negociação, os critérios são rigorosos.”
Os 270 cursos com CPC insatisfatório em 2009 e 2012 representam um corte de 44.069 vagas de administração, ciências contábeis, direito, comunicação social e demais cursos nas áreas de humanidades. Do total de cursos, 152 (24.828 vagas) apresentaram tendência positiva, com melhora contínua de no mínimo dois décimos em 2009 e 2012. Outros 118 (19.241 vagas) tiveram tendência negativa, sem avanço nos indicadores.
Os cursos de tendência positiva que sofreram sanções poderão reabrir o ingresso em 2015, caso apresentem plano de melhorias aceito pelo Ministério da Educação. Os cursos do grupo de tendência negativa não terão essa possibilidade.
Compromisso — Além da medida cautelar de suspensão de ingresso, os cursos com CPC 1 ou 2 terão de firmar protocolo de compromisso, com plano de melhorias detalhado e medidas a serem tomadas em curto e médio prazo. Em 60 dias, os cursos mal avaliados devem passar por reestruturação no corpo docente. Ou seja, investir em dedicação integral e titulação dos profissionais. Em 180 dias, por readequação da infraestrutura e do projeto pedagógico. O plano de melhoria será acompanhado por comissão de avaliação, que fará relatórios periódicos. Caso se verifique o não cumprimento das medidas, será instaurado processo administrativo, que pode resultar no fechamento do curso.
Em 2012, foram avaliados 8.184 cursos — sistemas federal, estaduais e municipais, tanto públicos quanto privados — nas áreas de ciências aplicadas, ciências humanas e áreas afins, além dos eixos tecnológicos de gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Desse total, 5.888 integram o sistema federal — instituições federais e particulares. Obtiveram CPC satisfatório 4.616 cursos — 4.255 em instituições particulares e 361 nas federais. Tiveram conceito insatisfatório outros 728 de instituições particulares e 33 das federais.
No ano passado, o MEC anunciou a suspensão de ingressos em 200 cursos de graduação, dos quais 112 com tendência positiva e 88, negativa. Dos cursos com tendência positiva, 46 foram liberados para reabrir o ingresso após rigorosa avaliação do MEC, baseada no plano de melhorias apresentados.
IGC — Com base em avaliação de 2008, o MEC constatou que 1.461 instituições tiveram IGC satisfatório — 1.371 particulares e 90 federais. Para outras 342 particulares e duas federais, o índice foi insatisfatório.
Das instituições avaliadas com IGC abaixo do aceitável, 60 apresentaram resultados negativos reincidentes. A elas serão aplicadas medidas cautelares de suspensão de todos os processos de regulação de entrada (autorização, novos câmpus e novos polos) e de recredenciamento; de vedação da abertura de novos processos; de suspensão das prerrogativas de autonomia e de limitação de ingresso, com congelamento de vagas a partir dos dados do Censo de 2012.
Assessoria de Comunicação Social
Confira a apresentação do ministro
Ouça a explanação do ministro
Claiton Muriel Cardoso
curtiu isso.
3961 dia atrás
Abigail França Ribeiro Hoje iniciamos a 8ª Turma do MBA Administração Acadêmica Universitária. Boa tarefa. Bem vindos todos.
3961 dia atrás
Abigail França Ribeiro respondeu uma discussão Devolução de provas aos alunos - Há uma legislação que fundamenta esta questão? no grupo Registro Acadêmico
Prezado Ian,
Pela Portaria, as Instituições Federais de Ensino Superior estão obrigadas à Tabela. Mas só elas, as privadas, estaduais, municipais, não
3961 dia atrás
Mural
Artigos publicados na Revista
Ter, 31 de Maio de 2011 23:00 | |
| |
Ter, 25 de Janeiro de 2011 14:26 | |
|
Comentários e marcações de fotos
Nilton Facci Nenhum álbum ainda
Nenhuma marcação de fotos ainda